sexta-feira, 17 de junho de 2011

MILHO SAFRINHA PODE SER MENOR DO QUE O ESTIMADO

O clima seco e a temporada de plantio tardia podem fazer com que a colheita de milho safrinha fique abaixo das estimativas de produção oficiais, embora a redução possa ser parcialmente compensada por uma área plantada maior, de acordo com o analista de grãos e oleaginosas Renato Rasmussen, do Rabobank. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção total de milho 2010/11 será de 56,73 milhões de toneladas, 1,3% maior do que no ano anterior. A segunda safra é estimada em 21,70 milhões de toneladas, 1,1% menor à 2009/10, que totalizou 21,9 milhões de toneladas.
Ramussen disse, em entrevista, que a escassez de chuvas durante os meses de abril e maio provavelmente reduzirá a produtividade da safra. Ele espera que a safrinha de inverno some cerca de 17 milhões de toneladas, de modo que o total do ano-safra 2010/11 atingirá 52 milhões de toneladas.
Produtores de milho arriscaram plantar milho tardiamente na temporada, depois do atraso da colheita de soja, quando o clima seco costuma prevalecer, explicou o analista. "Embora tenha sido muito arriscado plantar tão tarde, eles decidiram fazê-lo de qualquer forma por causa dos preços."
Até as chuvas observadas no Sul do Brasil na semana passada, a situação era pior. Em Mato Grosso, onde a estiagem não deu trégua, a produção geral de milho pode cair de 30% a 35%.
O que deve ajudar a equilibrar parte da perda de produtividade é um aumento de 8,8% na área plantada com milho, que a Conab estima totalizar 5,71 milhões de hectares para a segunda safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas