terça-feira, 22 de setembro de 2009

GRÃOS/EUA: SAFRAS TÊM BOAS CONDIÇÕES, MAS RITMO SEGUE ATRASADO

O desenvolvimento atrasado das safras de milho e soja permanecem sendo o centro das atenções do mercado americano e o relatório semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aponta continuidade neste cenário. A maturação tardia do milho e da soja poderá alimentar preocupações no mercado, pois é a primeira vez, desde 1993, que nesta época do ano o USDA não relata nada sobre progresso de colheita.
Milho : USDA informou que, até ontem, 68% das lavouras de milho estavam em condições de boas a excelentes, o que representa queda de um ponto porcentual em relação à semana anterior. Participantes do mercado e analistas esperavam que a proporção caísse, no máximo, dois pontos porcentuais. A maioria dos Estados observou apenas pequenas mudanças nas condições da safra. A piora da avaliação não surpreende, pois isso costuma ocorrer conforme a safra avança em maturação, segundo analista da bolsa. O USDA afirmou que 97% da safra tem enchimento de grão, mais do que os 93% da semana passada, mas abaixo da média em cinco anos de 99%. Até ontem, 80% da safra havia formando dentes, mais do que os 66% da semana anterior. No entanto, a porcentagem é menor do que os 89% do ano passado e os 93% da média em cinco anos. De acordo com a agência do governo, 21% da safra estava madura, mais do que os 12% da semana passada. No ano passado, eram 30% e a média em cinco anos é de 55%. "A questão que surge agora é se temos tempo suficiente para a safra se desenvolver antes que o clima acabe com as plantas", ponderou o analista. A evolução em ritmo lento mantém as atenções sobre as condições climáticas, pois a safra precisará de mais tempo para maturar.
Soja : USDA afirmou que 67% das lavouras de soja foram avaliadas de boas a excelentes, o que representa um ponto porcentual a menos do que na semana anterior. Participantes do mercado esperavam que a taxa se mantivesse estável. Na maioria dos Estados, as mudanças foram insignificantes. Até ontem, 40% da safra apresentava queda de folhas, ante 17% na semana passada. A porcentagem ficou próxima à do ano anterior, quando estava em 41%. A média em cinco anos é de 58%. A safra de soja continua atrasada no que diz respeito à maturação e, de acordo com o analista Gavin Maguire, esse cenário continuará em razão do início tardio da safra. O plantio tardio e o clima ameno atrasaram o ritmo de evolução da soja, e isso poderá causar problemas significativos em boa parte da safra, se houver uma geada no fim de setembro. No entanto, considerando os indicadores climáticos atuais, as lavouras ainda terão oportunidade de correr atrás do tempo perdido, segundo Maguire. Em Illinois, 20% das lavouras apresenta queda de folhas, ante uma média de 56%. Indiana tem 40% das lavouras com queda de folhas, contra a média de 66%. Já Iowa apresenta 50%, menos do que a média de 64%. As chuvas que caem sobre as regiões produtoras não são um problema, pois fornecem alguma umidade às plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas