sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

GRÃOS/ARGENTINA: PRODUÇÃO DE SOJA E MILHO AUMENTAM APÓS CHUVAS.

O plantio de soja na temporada 2009/10 continua, apesar de interrupções de chuvas frequentes ao longo da semana passada, com 96,7% da safra agora semeada, informou a Bolsa de Buenos Aires. A bolsa estima que um recorde de 19 milhões de hectares sejam cultivados com a oleaginosa nesta temporada, ante 17,75 milhões de toneladas em 2008/09. A previsão de condições climáticas favoráveis na próxima semana deve ajudar o processo de plantio em grande parte do cinturão produtor de soja, graças às precipitações moderadas, segundo a Bolsa de Buenos Aires. Para o ministério, a área de cultivo deve alcançar um recorde de 18,2 milhões de hectares nesta temporada. Já a Bolsa de Grãos de Rosario estima a produção da oleaginosa em 50,8 milhões de toneladas, enquanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê 53 milhões de toneladas.

Para o milho, a bolsa prevê produzir 16,5 milhões de toneladas, mais que o esperado, na temporada 2009/10, conforme condições climáticas favoráveis e o uso maior de tecnologias ampliaram a área cultivada e o tamanho da safra, em seu relatório semanal desta quinta-feira. A bolsa expandiu a estimativa de produção de 15,8 milhões de toneladas feita em 30 de dezembro. A última projeção também fica acima das 13,8 milhões de toneladas colhidas em 2008/09. Condições climáticas favoráveis e o uso de novas tecnologias aumentaram o volume de grãos em 18%, segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, que também elevou a previsão da área cultivada de 2 milhões para 2,26 milhões de hectares.
Embora chuvas em partes do cinturão produtor de milho tenham impedido o plantio na semana passada, um prognóstico de clima melhor nos próximos sete dias permitirá aos agricultores semear o solo, informou a bolsa. O clima também está ajudando o desenvolvimento da safra, então há pouca preocupação sobre possíveis danos. Até agora, 92,2% da área dedicada ao cultivo de milho nesta temporada foi semeada. O Ministério de Agricultura da Argentina estima o plantio total do grão em 3,1 milhões de hectares. Já a Bolsa de Grãos de Rosario prevê uma produção total de 13 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas