Os futuros da soja negociados na bolsa da China, terminaram em queda nesta sexta-feira, ampliando as perdas registradas na véspera, com a saída de fundos do mercado em meio a expectativas de uma correção para baixo.O contrato referencial de setembro da oleaginosa recuou 2,2%, para 4 mil yuans por tonelada. Investidores com posições compradas deixaram o mercado, conforme expectativas de um aumento na inflação eram reconsideradas, afirmaram analistas. Como o avanço inicial da soja e dos produtos derivados do grão se baseou na ampla liquidez em vez de nos fundamentos, tais commodities cairão mais rápido que os metais assim que as esperanças enfraquecerem. Uma rodada de correções para baixo é provável se o mercado não se estabilizar em breve.
Analistas afirmaram que o próximo nível de suporte do contrato setembro é 3.900 yuans por tonelada, com fortes preços no mercado físico, à medida que as compras do governo impedem grandes declínios. Enquanto isso, a máxima anterior de 4.194 yuans por tonelada, registrada na quarta-feira, agora está sendo vista como um patamar difícil de ser superado antes do feriado do Ano Novo Chinês em meados de fevereiro.
As importações de soja da China em dezembro devem atingir máxima histórica acima de 5 milhões de toneladas, mostrou um relatório do Ministério do Comércio nesta sexta-feira. O país importou 3,3 milhões de toneladas da oleaginosa no mesmo mês de 2008.A estimativa, publicada no site do ministério, se baseia em relatos de importadores durante o período de 16 a 31 de dezembro, e normalmente fica abaixo do número real, já que não inclui todos os carregamentos. O órgão divulga as projeções duas vezes por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário