terça-feira, 15 de setembro de 2009

GRÃOS/EUA:SAFRA MANTÉM BOAS CONDIÇÕES,EVOLUÇÃO ESTÁ ATRASADA.

As safras de grãos dos Estados Unidos permanecem em boas condições, mas com ritmo de desenvolvimento atrasado, informou o Departamento de Agricultura (USDA) em seu relatório semanal de safra. O USDA informou que o milho e a soja ainda apresentam desenvolvimento tardio, o que, segundo analistas, os deixa vulneráveis a eventuais geadas.

Milho : Em seu relatório, o USDA informou que 69% das lavouras estão em condições de boas a excelentes, mesma proporção da semana anterior. Participantes do mercado e analistas estavam esperando que a qualidade se mantivesse igual ou caísse, no máximo, dois pontos porcentuais. A maioria dos Estados americanos teve somente pequenas mudanças nas condições das lavouras. Uma exceção foi Wisconsin, onde a avaliação de boa a excelente caiu de 68% para 64%. Enquanto isso, na Carolina do Norte a taxa passou de 51% para 58%. O analista Joe Victor, vice-presidente da corretora Allendale, disse que o fato de as lavouras estarem saudáveis poderia ajudá-las a superar eventuais geadas. Mas o lento ritmo de desenvolvimento, segundo Victor, é um problema, especialmente para o milho. O USDA afirmou que, até ontem, 66% das lavouras estavam formando dentes, mais do que os 50% da semana anterior. No entanto, a porcentagem está abaixo dos 76% registrados no ano passado e dos 86% da média em cinco anos. "Quando há um grande produtor como o Estado de Illinois com 56%, enquanto a média deveria ser 92%, temos de cruzar os dedos para que as geadas aconteçam mais tarde", disse Victor. Ele observou que a Dakota do Norte só tem 23% de lavouras com formação de dentes, ante média de 70%. Ele avisou que os produtores devem esperar que uma geada aconteça cerca de duas semanas mais tarde do que o normal, e que "não seria muito difícil perder rapidamente cerca de 300 milhões de bushels". Outros analistas, lembrando que a safra deverá ser muito grande, consideram que o mercado pode ser atingido por uma primeira geada, sem impactos para a oferta.

Soja: O USDA informou que 68% das lavouras de soja estão em condições de boas a excelentes, mesma porcentagem da semana passada. Os participantes do mercado esperavam que a taxa se mantivesse estável ou registrasse leve queda. Na maioria dos Estados, houve poucas mudanças. Na Dakota do Sul, a proporção de lavouras de boas a excelentes subiu três pontos porcentuais, para 74%. Em Kentucky, a avaliação caiu sete pontos porcentuais, para 74%. Assim como no milho, o desenvolvimento das lavouras de soja está atrasado. Até ontem, somente 17% da safra apresentava queda de folhas, mais do que os 7% da semana anterior. No entanto, a porcentagem é menor do que os 20% vistos no ano passado e também está abaixo da média em cinco anos, de 36%. Em Illinois, somente 3% das lavouras apresentam queda de folhas, ante média de 33%. Em Indiana, a avaliação ficou em 15%, contra 45% de média. No entanto, o analista Joe Victor disse que não se preocupa com a safra de soja. "A essas alturas ela já não é tão sensível. Estão tendo uma boa queda de folhas", opinou. Os participantes do mercado estão acompanhando de perto as previsões do tempo. Enquanto o clima quente desta semana é tido como favorável, existe a possibilidade de haver temperaturas mais baixas daqui a duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas