sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LIVRE PENSAR - SOJA.

Estou analisando o atual mercado-soja cbot- nas últimas sessões, chamou minha atenção a maior procura por soja no vencimento novembro na bolsa de Chicago, um grande aumento de contratos negociados. Penso : se não há risco de geadas dentro de setembro ...compras Chinesas dentro do anunciado (porém em queda semanalmente) ...redução do esmagamento americano de soja ... relatório USDA aumentando safras na América latina e recomposição do estoque mundial ... várias instituições particulares informando resultado de pesquisas de campo, com aumento de produção para soja e milho ...analistas nacionais e internacionais confiando suas previsões de preços entre u$ 8,00 e u$8,5o bushel para novembro ...porque tanta coragem dos atuais compradores em sustentar o atual patamar de preço ao redor de u$ 9,50bu?
Por mais que eu reflita numa possível perda de safra de grãos na China (há previsão de perdas de até 3milhões de tons de soja com geadas), não vejo sólido motivo ficar comprado havendo um prolongado feriado Chinês no inicio de outubro, em plena véspera da grande colheita já anunciada nos EUA e nos trabalhos de campos brasileiros (MT), semeando soja no maior estado produtor da oleaginosa com provável aumento de área devido redução de plantio de milho safrinha e algodão.
Enquanto escrevo estes pensamentos, já dei várias olhadelas na telinha de chicago, e os preços mantém-se acima de u$ 9,50bu, não me surpreende, apenas aumenta a intriga do meu pensar.
Finalizando, ou melhor, dividindo com todos estas questões, deixo um verdadeiro recado que aprendi no exercício da profissão "o mercado é soberano, deixe-o fazer sua parte" !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas