terça-feira, 30 de março de 2010

SOJA: EMBARQUES CRESCEM 20% E NAVIOS ESPERAM.

Os embarques de soja da safra 2009/10 devem superar a marca de 9 milhões de toneladas até 15 de abril na avaliação de uma agência marítima especializada no transporte de granéis. Trata-se de um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o volume embarcado ficou próximo de 7,5 milhões de toneladas. A China é responsável por quase 90% dos carregamentos, ou 8 milhões de toneladas. Em toda a temporada passada, os chineses importaram cerca de 13 milhões de toneladas de soja do Brasil. "Se mantiverem essa voracidade, os embarques para a China fecharão a safra na casa dos 16 milhões de toneladas", projetou uma fonte do setor. Do total, cerca de 5 milhões de toneladas já foram carregadas até a última quinta-feira (25) e 4 milhões estão na programação dos navios. A fila das embarcações chega a 24 dias no porto de Santos (SP), 17 dias em Paranaguá (PR) e 14 dias em Tubarão (ES). "O movimento nos portos está muito intenso", afirmou a fonte. "A safra é muito grande, e precisa ser escoada. Só o Paraná tem 4 milhões de toneladas a mais do que no ano passado." Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 67,56 milhões de toneladas de soja este ano, um recorde. Trata-se de um incremento de 18,2% em relação ao volume produzido no ano passado. Apesar disso, a Conab projeta um recuo de 7,5% nas exportações, para 26,4 milhões de toneladas.
A fonte lembrou que, este ano, o Brasil começou a exportar mais cedo por causa da colheita precoce. "Em fevereiro, o porto de Santos exportou quase 1,1 milhão de toneladas de soja. Isso é praticamente o dobro do que foi registrado no ano passado", afirmou. A antecipação dos trabalhos trouxe problemas, contudo. Segundo o agente, o excesso de chuvas nas últimas semanas prejudicou o ritmo dos embarques. "Em março, choveu o dobro do que é normal para esta época do ano. Nenhum dos portos brasileiros consegue carregar
navios nessas condições", observa.
Por outro lado, ele pondera que a situação ainda não se aproxima de um caos logístico. "O Brasil possui sérias deficiências em toda a cadeia logística, e não tivemos mudanças significativas nessa área nos últimos anos. O País precisa adotar algumas medidas urgentes para melhorar sua competitividade, mas ainda não vivemos uma situação de caos", assegura o agente.

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