quarta-feira, 31 de março de 2010

DEMANDA E FRETE DEVEM SUSTENTAR PREÇO DE FERTILIZANTE

O aumento da demanda e dos custos do frete marítimo devem puxar os preços de fertilizantes neste ano segundo estudo elaborado pelo Rabobank, banco holandês especializado em operações voltadas para o agribusiness. A avaliação é de que, ainda que os preços não retornem aos níveis recordes de 2008, as cotações devem ficar acima dos patamares registrados no ano passado. O banco, contudo, alerta que os produtores ainda estão cautelosos, depois da disparada dos preços de 2008. "Por isso, qualquer movimento de alta aguda poderá levar à retração da demanda", diz o estudo. A crise financeira, iniciada em setembro daquele ano, derrubou a demanda internacional e também deixou o setor com alto nível de estoques. Agora, diz o estudo, as indústrias de fertilizantes procuram manter um nível mais ajustado entre a matéria-prima e a expectativa de venda, para evitar o cenário de excesso de oferta observado na passagem para 2009.
O Rabobank projeta aumento de 5% na demanda interna por fertilizantes em 2010, em relação aos 22,4 milhões de toneladas consumidos no ano passado. A partir da estimativa de estoques de 3 milhões de toneladas, a expectativa do banco é de que as importações neste ano totalizem 15 milhões de toneladas, ante os 10,977 milhões de toneladas de 2009. Mas ressalta que o reaquecimento da economia mundial, além de estimular a demanda por commodities, também puxa o custo com frete marítimo. Como o Brasil importa cerca de 70% de sua demanda total de fertilizantes, este custo tem um peso importante sobre a composição de preços do insumo.
O estudo aponta também que o Brasil deve manter a sazonalidade típica do setor, com vendas concentradas entre o final do primeiro semestre até outubro. A conclusão do estudo é de que o consumo sazonal e o aumento das importações devem favorecer a retomada dos preços em real dos três nutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas