sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SOJA/RIO GRANDE SUL: ATRASO NO PLANTIO PREJUDICA COMERCIALIZAÇÃO.

O Rio Grande do Sul comercializou apenas 10% da nova safra de soja, ante 30% em igual período do ano passado. A projeção é do diretor da corretora gaúcha Brasoja, Antonio Sartori. Segundo ele, a lentidão deve-se principalmente ao atraso no plantio. "Os produtores não querem negociar algo que nem plantaram ainda", afirma. Segundo ele, os sojicultores do Estado plantaram cerca de 30% da área estimada entre 3,899 milhões e 3,975 milhões de hectares-área divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em igual período da safra passada, cerca de 60% da soja havia sido semeada, estima Sartori.
Em seu último levantamento, a Emater/RS informou que os produtores plantaram 39% da safra até ontem, um avanço de apenas um ponto porcentual em relação à semana passada. A área cultivada também é inferior à observada em igual período do ano passado (52%) e na média para esta época do ano (61%).
Segundo a Emater, os trabalhos foram interrompidos pelo excesso de chuvas. As enxurradas provocaram perdas de sementes e fertilizantes em muitas lavouras, embora as "primeiras áreas semeadas apresentem boa germinação e desenvolvimento inicial satisfatório".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas