segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SOJA/BRASIL: PLANTIO ATINGE 85% .

Os produtores de soja do País semearam 85% da área total estimada para a safra 2009/10 até a última sexta-feira, informou a consultoria mineira Céleres em relatório publicado hoje. Os trabalhos estão atrasados em relação ao mesmo período do ano passado, quando 87% da safra já havia sido cultivada. A lentidão é explicada pelo excesso de chuvas, principalmente no Rio Grande do Sul. O Estado, que possui a terceira maior lavoura de soja do País, cultivou apenas 45% da área. Um ano antes, 65% do trabalho estava concluído. Em compensação, o plantio foi praticamente concluído no Mato Grosso, maior produtor de soja do país, e no Paraná, segundo maior produtor.
A Céleres previu que as lavouras de soja vão ocupar uma área de 22,88 milhões de hectares em todo o País, 6,5% a mais do que na safra 2008/09. A estimativa é ainda 0,1% maior do que a apresentada pela consultoria em seu último levantamento. Em seu relatório, a Céleres aponta que os preços baixos do milho, o menor custo de plantio em relação a outras culturas e a maior liquidez de mercado foram as razões que levaram o agricultor a plantar mais soja este ano. "Com o ciclo antecipado na soja na maioria das regiões, acredita-se que tal situação poderá conceder uma colheita mais cedo e possibilitar, já no início do mês de janeiro, os trabalhos de plantio da segunda safra de milho para as regiões que possuem este potencial produtivo", conclui.
A produtividade média da nova safra foi projetada em 2.798 quilos por hectares, o que significa um aumento de 3,4% em relação à campanha passada. Se aprevisão for concretizada, o Brasil vai colher uma safra recorde de 64 milhões de toneladas, 10,1% mais do que em 2008/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas