segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ferrugem se alastra

A ferrugem tem tirado o sono dos produtores de soja nos últimos dias. O presidente da Associação de Produtores de Soja (Aprosoja), Glauber Silveira, diz que nos próximos 40 dias os sojicultores devem fazer até cinco aplicações de defensivos agrícolas nas lavouras mato-grossenses para combater a praga. "A chuva ainda não atrapalha a colheita, mas compromete o combate à doença".
Até o fechamento desta edição (sexta-feira 8), o Projeto Antiferrugem da Aprosoja/MT já tinha registrado 87 focos confirmados, em Mato Grosso, ou seja 84 a mais que no mesmo período da safra 2008/2009. O aumento da incidência da doença no Estado já ultrapassa os 2000%.
No total já foram analisadas 2049 amostras. A região Sul segue tendo o maior número de casos com 65 focos, sendo 17 somente no município de Itiquira, o mais atingido até agora pela doença. As amostras estão sendo coletadas pelos próprios produtores de soja e pelos supervisores de campo da associação e são levadas para análise nos 18 mini-laboratórios da entidade localizados nos municípios núcleos. A Aprosoja disponibiliza o site (www.aprosoja.com.br) onde o produtor pode acompanhar a ocorrência da ferrugem em Mato Grosso. Glauber diz que o clima tem favorecido o aparecimento da doença. "A abundância de chuvas é o fator de maior peso na safra atual para o aparecimento da ferrugem na maioria das regiões produtoras". Ele conta que antes mesmo da confirmação dos primeiros casos em novembro, a Aprosoja vem alertando para a necessidade de intensificar o monitoramento e de redobrar os cuidados. "As regiões onde a colheita já começou a propagação do fungo é mais rápida", lembra Glauber. De acordo com o Consórcio Nacional Antiferrugem, em que a Aprosoja é uma das participantes, na safra atual houve uma significativa antecipação da doença em quase todas as regiões produtoras brasileiras. Já as safras 2007/08 e 2008/09 que tiveram menor volume de chuvas, também registraram menor número de casos confirmados da ferrugem asiática no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas