segunda-feira, 19 de abril de 2010

CLIMA PREOCUPA PRODUTOR DE MILHO; TEMPERATURA SOBE NOS EUA.

O acumulado de chuva na semana passada mostra bem o padrão típico do outono, com os volumes concentrados no Norte e Nordeste do Brasil, enquanto o Centro-Sul atravessa período de baixo índice pluviométrico. A avaliação é da Somar Meteorologia, em seu boletim semanal.
Com mais uma semana seca, aumenta a preocupação dos produtores de milho safrinha do Paraná e, principalmente, de Mato Grosso do Sul, que em abril praticamente não tiveram chuva. "A boa notícia é que há previsão de chuva para esta semana", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. Já as áreas de milho de Mato Grosso e Goiás, depois das boas chuvas na primeira semana de abril, daqui para frente começam a entrar em período seco, com redução substancial das águas. De acordo com o índice de capacidade hídrica do solo, já é possível se observar uma redução gradual da umidade em grande parte do Brasil. Em algumas áreas, o índice já está abaixo de 50%. "O pior é que daqui para frente, com exceção dos Estado do Sul do País, a tendência é o agravamento dessas condições", diz Etchichury.

Previsões
A Somar informa que a chegada de uma nova frente fria muda o tempo e provoca chuvas no Sul do Brasil. Até quarta-feira (21), as águas ficam concentradas no Rio Grande do Sul. A partir do dia seguinte, a frente fria avança lentamente e causa chuvas no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o que deve beneficiar diretamente a lavoura de milho safrinha. No fim de semana, a frente fria perde intensidade e se afasta para o oceano. Segundo a Somar, esse movimento deve impedir a organização de chuvas generalizadas em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, o que deve prejudicar o desempenho das lavouras de milho desses Estados, "que ainda dependem de pelo menos um bom episódio de chuvas para o fechamento do ciclo de produção", alerta Etchichury. No Nordeste do Brasil, que passa por sua estação chuvosa ("inverno nordestino"), as águas continuam concentradas na faixa litorânea, enquanto o interior da região, incluindo a Bahia, daqui para frente entra no período seco.

Safra americana
Segundo dados da Somar, a semana seca e a elevação da temperatura melhoram as condições de plantio da lavoura de milho nos Estados Unidos. "A primavera americana vai se mostrando favorável, com redução das chuvas e elevação gradual da temperatura", informa Etchichury. "Nos últimos dias foi possível observar uma boa redução da umidade do solo, o que aos poucos vai melhorando as condições de plantio sobre o Meio-Oeste americano", acrescenta.
Os Estados mais ao Sul dos Estados Unidos são os que plantam mais cedo, em virtude das temperaturas mais elevadas. Nos estados de Kentucky e Tennessee, por exemplo, o plantio avançou rapidamente na semana passada. De acordo com a Somar, a semana será mais uma vez de pouca água e elevação de temperatura sobre o Meio-Oeste americano."A previsão para esta semana é de pouca chuva e elevação da temperatura sobre grande parte do território americano", comenta Etchichury. Na próxima sexta-feira, no entanto, está prevista a passagem de uma nova frente fria, que deve trazer água para as áreas produtoras de milho. A frente fria, porém, deve se deslocar rapidamente e no fim de semana só deve provocar chuvas sobre o Sul dos Estados Unidos. "O tempo volta a secar nos Estados mais ao norte o que, sem dúvida, favorece a instalação das condições de plantio." A temperatura ainda apresenta grandes oscilações. Nesta semana o Meio-Oeste americano começa com temperaturas amenas, mas elas entram em elevação no decorrer da semana, voltando a cair no fim de semana com a passagem da frente fria. A tendência é a temperatura apresentar elevação no fim de semana, com sensação de calor.
Diante desses dados, a Somar reitera que as condições de plantio para a lavoura americana devem se dar gradualmente, com problemas de episódios de chuvas por causa da propagação de frentes frias. Não há, no entanto, previsão de risco iminente de problemas climáticos, os quais poderiam tornar inviável o plantio da safra de milho em abril e da soja em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas