sexta-feira, 30 de outubro de 2009

OUTUBRO CHUVOSO ACIMA DA MÉDIA NO PARANÁ.

O mês de outubro termina neste sábado, sendo caracterizado pela volta das chuvas para boa parte do Brasil. Apenas no leste e norte do Nordeste e em algumas partes do Amapá e Pará, não choveu nos últimos dias, segundo Celso Oliveira, meteorologista da Somar.
"Apesar do foco das notícias ter mudado para o Espírito Santo, o Paraná foi o Estado que mais recebeu chuvas neste mês, com acumulado oscilando entre 350mm e 450mm na faixa oeste" - comenta Oliveira. No anoroeste e oeste do Estado paranaense, choveu 150mm acima do normal para outubro e, além disso, a chuva não ocorreu bem distribuída ao longo do mês, e sim em aproximadamente três semanas - caracterizando episódios de chuva muito forte.
Além do Paraná, choveu acima da média em Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí, sul do Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Já o Rio Grande do Sul, Estado muito castigado pelos temporais de setembro, o mês termina com precipitações abaixo da média. Inicialmente, com exceção das áreas produtoras de arroz (nível de alguns reservatórios ainda baixo), a diminuição das chuvas não foi uma notícia ruim para os agricultores.
Em Mato Grosso e em São Paulo, o mês de outubro foi marcado pela irregularidade. Segundo Oliveira, especificamente em Mato Grosso, a situação preocupa a agricultura. Algumas cidades não receberam grandes acumulados, forçando a paralisação do plantio. "Muitos terão que fazer o replantio, diminuindo a margem de lucro no momento da venda da safra" - analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas