sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rally da Safra: Prejuízo com a soja super precoce.

As lavouras de soja super precoce da região de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso, plantadas por volta do dia 15 de setembro, não tiveram bom desempenho, pois foram afetadas pelo veranico de duas semanas em dezembro. A produtividade ficou cerca de 20% abaixo da esperada, inferior aos níveis alcançados no ano passado. A soja de ciclo super precoce ocupa cerca de 10% a 15% do total da área destinada para o plantio da oleaginosa na região, atravessada pela BR-163, a principal rota do Mato Grosso.
Produtividade elevada com precoce
Já as lavouras de ciclo precoce da região, plantada no início de outubro, apresentam desempenho melhor. A Equipe 1 esteve na região nesta quinta-feira (28) e percorreu algumas fazendas com produtividade excelente. As variedades precoces correspondem entre 30% e 40% do total da área para a soja da região. A colheita está avançada principalmente entre Nova Mutum e Sorriso, com cerca de 40% da área colhida.
Rotação
A maioria da área com soja precoce e super precoce (que ocupa metade das terras cultivadas com a oleaginosa nessa região) será usada para o milho safrinha. Os produtores que tiveram perdas com a super precoce aproveitarão a área para algodão safrinha.
Duplicação
A BR-163, que corta o MT de Norte a Sul, está em obras para a duplicação de trechos urbanos entre Nova Mutum e Sorriso¸ que poderá melhorar a logística agrícola na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas