quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESTOQUES EM BAIXA ELEVARÃO PREÇOS AGRÍCOLAS EM 2011

O equilíbrio precário entre a oferta e a demanda mundiais vai continuar a elevar os preços dos alimentos em 2011, afirma o Rabobank, instituição de fomento agrícola, em nota produzida por sua unidade de pesquisa.
Os estoques globais de várias commodities agrícolas estão próximos de um nível recorde de baixa e com a demanda robusta nas economias emergentes, particularmente na China, os preços dos alimentos continuarão sensíveis a qualquer choque induzido pelo clima ou políticas de governo, como ocorreu em 2010, disse o banco. O atual fenômeno La Niña é o mais forte dos últimos 50 anos, o que eleva a preocupação a respeito da produção em algumas regiões, diz o relatório.
Vários mercados de commodities estão pressionados neste momento e essa convergência deve elevar a demanda pelos recursos disponíveis para produzi-las como terra, insumos e crédito. A consequência será que nem todas as commodities terão uma boa reposta em termos de produção por causa dos preços altos, opina o banco.
O Rabobank identificou sete temas principais que vão dirigir e moldar os mercados em 2011: a redução dos estoques, a limitação da oferta e o crescimento da demanda nas economias em desenvolvimento são alguns deles. O banco também vê a China com escassez de oferta interna no ano que vem.
Mas os fundamentos do mercado são apenas parte da história, diz a instituição. Os mercados de futuros agrícolas e a própria agricultura são cada vez mais vistos como um ativo atraente para os investidores. A oscilação do câmbio, dos preços da energia e do fluxo de dinheiro especulativo estão se tornando fatores cada vez mais relacionados aos movimentos das cotações agrícolas. Tudo isso junto vai contribuir para manter a volatilidade em 2011.
O Rabobank vê os mercados de milho, soja e café como os que têm o maior potencial de alta em 2011. Já as cotações do cacau, açúcar e algodão devem ceder dos atuais níveis por causa de um esperado superávit de oferta no próximo ano. Para a consultoria ProFarmer Grain a recente aprovação dos subsídios ao etanol e biodiesel pelo Congresso dos EUA vai reacender o debate "comida versus combustível" em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas