terça-feira, 10 de maio de 2011

SOJA: COMPRAS DA CHINA CAEM 7% EM ABRIL.

As importações de soja da China caíram 7,4% em abril para 3,88 milhões de toneladas, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ante março, contudo, as compras aumentaram 10,5%. Os dados foram divulgados hoje pela Administração Geral de Alfândega do país.
De janeiro a abril, a China comprou 14,84 milhões de toneladas da oleaginosa, queda de 2,6% na comparação com o mesmo período em 2010.
Já as importações de óleos comestíveis recuaram 12,5% para 490 mil toneladas em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Ante março, houve aumento de 53%. No acumulado até o mês passado, as compras do produto recuaram 10%, para 1,83 milhão de toneladas.
De acordo com analistas, as políticas de aperto monetário e redução de crédito empreendidas pelo governo chinês enfraqueceram o apetite dos compradores do país. Além disso, os preços da soja e de seus derivados (farelo e óleo) no mercado doméstico estão mais baixos que no mercado internacional. "Os preços internos continuam a cair e as margens das processadoras estão caminhando para o território negativo", disse nesta semana, em nota, o Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos da China. "As processadoras de soja de Heilongjiang não estão dispostas a comprar grão e as operações em algumas delas foram suspensas por muitos dias", continuava a nota.
Nos quatro primeiros meses do ano, o valor da soja importada subiu 24% na comparação com o mesmo intervalo em 2010. O preço do óleo comestível importado cresceu na mesma medida no período. Segundo analistas, cerca de metade da capacidade de processamento da China não está sendo utilizada desde que o governo ordenou redução nos preços do óleo de soja para ajudar a conter a inflação. Nos portos, os estoques chegaram perto de níveis recordes ao tocarem em 6,7 milhões de toneladas de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas