sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SOMAR: FALTA DE CHUVA PREJUDICA PARTE DO SUDESTE E NORDESTE.

Os primeiros dez dias de fevereiro foram marcados pelo forte calor e chuvas irregulares em grande parte do Brasil, segundo avaliação da Somar Meteorologia. Os maiores volumes foram concentrados no Sul do Brasil, enquanto parte do Sudeste e o Nordeste continuam sofrendo com escassez de água observada desde janeiro.Conforme a Somar, a falta de chuva nas últimas semanas já se reflete na redução dos níveis de água disponível no solo sobre grande parte da Região Nordeste e em Minas Gerais e no Espírito Santo. Já no restante do Brasil e em áreas produtoras de grãos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, "a condição de umidade do solo apresenta níveis bastante satisfatórios, mesmo com chuvas irregulares e o forte calor das últimas semanas", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
Segundo a Somar, existe previsão de chuva para o Nordeste somente na última semana de fevereiro. Nos próximos dez dias, as águas devem continuar concentradas sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, por causa da atuação das frentes frias, que também favorecem a organização de chuvas sobre os Estados do Centro-Oeste.Conforme Etchichury, de um modo geral, pode-se afirmar que nas áreas de soja e milho do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste os índices pluviométricos se intensificam e ficam mais frequentes no restante de fevereiro. Isso exigirá muita atenção dos produtores que estão em fase de colheita das lavouras.
No período, na Região Nordeste permanece cenário de forte calor e apenas chuvas isoladas e de fraca intensidade. "No entanto, esse cenário deve mudar a partir da última semana de fevereiro, quando está previsto o avanço de uma frente fria até o Sudeste do Brasil, o que deve favorecer a organização de chuvas no Nordeste, principalmente nas áreas de soja, algodão e milho do oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí", prevê a Somar.Outra mudança para a próxima semana é a redução do calor. A propagação de uma frente fria deve provocar uma queda da temperatura a partir da próxima segunda-feira e reduzir a forte onda de calor das últimas semanas. No Sudeste, as temperaturas tendem a diminuir no decorrer da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas