segunda-feira, 22 de março de 2010

PERSPECTIVA: INCERTEZA SOBRE SAFRA DEVE SUSTENTAR GRÃOS.

Os preços futuros dos grãos devem continuar firmes na Bolsa de Chicago (CBOT) ao longo desta semana. Analistas acreditam que as especulações relacionadas ao tamanho da área plantada com soja, milho e trigo na safra 2009/10 norte-americana devem sustentar o mercado até o dia 31, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga do levantamento com a intenção do plantio naquele país. A avaliação é de que fundos e especuladores, que apostaram na queda dos preços dessas commodities,devem cobrir posições antes do relatório com o objetivo de minimizar seus riscos. Na sexta-feira, a Informa Economics revisou suas estimativas para o próximo plantio. Os analistas da consultoria apontaram que a área de soja vai atingir 78,63 milhões de acres (31,82 milhões de hectares), ante 77,9 milhões de acres (31,52 milhões de hectares) estimados em janeiro. No ano passado, os produtores plantaram 77,5 milhões de acres (31,36 milhões de hectares) de soja, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Já a área de milho foi estimada em 88,42 milhões de acres (35,78 milhões de hectares), ante 89,6 milhões de acres (36,26 milhões de hectares) na leitura de janeiro. O USDA afirmou que 86,5 milhões de acres (35,0 milhões de hectares) de milho foram plantados no ano passado. A Informa informou ainda que a área plantada com trigo chegará a 53,65 milhões de acres (21,71 milhões de hectares), ante 59,13 milhões de 2009 (23,93 milhões de hectares).
Em resumo, os produtores norte-americanos devem plantar mais soja e milho e menos trigo, na comparação com a safra 2009/10. Apesar da expectativa de aumento na área plantada nos Estados Unidos, os preços da soja tem se mantido sustentados pela ideia de que os estoques norte-americanos encerrarão a temporada em níveis bastante apertados, o que diminui consideravelmente o espaço para perdas na próxima safra. A relutância dos produtores brasileiros em vender e o bom desempenho das exportações dos Estados Unidos apenas aumentam a pressão sobre os estoques locais. No mercado de milho, a preocupação é de que o derretimento tardio da neve nos Estados Unidos provoque alagamentos e atrase o início do plantio em algumas regiões. Isso levaria mais produtores a optar pelo cultivo da soja, em detrimento do cereal. Ou seja, a área plantada na safra 2010/11 pode ser menor do que a estimativa a ser divulgada pelo USDA no próximo dia 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas