segunda-feira, 22 de março de 2010

SOMAR: CHUVA DE MARÇO ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA.

O mês de março tem se mostrado como período de pouca chuva, com desvios negativos em grande parte do Brasil. Nos 20 primeiros dias do mês choveu mais do que a média apenas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e parte de Tocantins, conforme avaliação da Somar Meteorologia. O Sul do Brasil enfrentou mais uma semana de pouca chuva, aumentando ainda mais a preocupação para parte da lavoura de soja do Rio Grande do Sul, que foi plantada mais tarde, em dezembro. No momento, essas plantações estão na fase de floração e enchimento de grão e ainda precisam de água para fechar satisfatoriamente o ciclo de produção."A boa notícia para o Rio Grande do Sul é que voltou a chover ontem (domingo) e o dia de hoje começou com chuvas, que ainda não são visualizadas nos mapas", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. No Paraná e em Mato Grosso do Sul, também foram registradas chuvas na semana passada, o que favorece diretamente a lavoura de milho safrinha.
O índice pluviométrico de março, mesmo que irregular e no geral abaixo da média, ainda mantém uma boa condição de umidade do solo em grande parte do Brasil. Segundo o porcentual de água disponível no solo, pode-se observar um aumento da umidade sobre Minas Gerais, Espírito Santo, parte da Bahia, Tocantins, além de grande parte da Região Norte. As chuvas da semana contribuíram para a elevação níveis de umidade do solo, principalmente no Paraná e em Santa Catarina e partes de Mato Grosso do Sul. Já no sertão e agreste nordestino, mesmo estando na época das chuvas e com alguns volumes no fim de semana passado, as águas ainda não começaram para valer (com regularidade). A região enfrenta níveis críticos de água disponível no solo, com algumas áreas abaixo de 20%.
Previsão
Uma nova frente fria deve provocar chuva sobre o Sudeste e Centro-Oeste nesta semana. No Nordeste do Brasil deve chover apenas no início de abril. Segundo a Somar, a semana começa com a presença de uma frente fria que organiza chuva de forma generalizada sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A frente fria deve avançar lentamente e não se mostra muito intensa. Mesmo assim, no decorrer da semana, a organização de chuvas isoladas está favorecida em Estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Já o Nordeste do Brasil deve enfrentar mais uma semana seca, com água apenas no oeste da Bahia e no Maranhão.
Daqui para frente (outono), com a redução gradual da umidade da Amazônia, as frentes frias também vão perdendo intensidade e a consequência é a redução do volume de chuvas. Mesmo assim, para a última semana de março os volumes ainda devem ficar concentradas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.
Para o sertão e agreste nordestino, que atravessam época de chuva, os índices pluviométricos devem se concentrar na primeira semana de abril. "Vale ressaltar mais uma vez que a previsão é de um ano de chuvas abaixo da média, irregulares e de curta duração", diz Etchichury. "Em 2010, portanto, o Nordeste do Brasil não deve repetir 2009, quando houve chuvas intensas e enchentes", acrescenta.

ARGENTINA
As chuvas diminuem em março, mas ainda beneficiam as regiões produtoras da Argentina. De acordo com a Somar, depois de um mês de fevereiro chuvoso, este mês mostra uma redução dos volumes sobre grande parte do território argentino. Mesmo assim, o volume varia entre 50 mm e 100 mm, o suficiente para manter uma boa reserva de umidade no solo.
Conforme a distribuição da água no acumulado na última semana, pode-se observar que os maiores volumes foram verificados nas Províncias de Córdoba e Santa Fé, com índice variando entre 150 mm e 200 mm.De acordo com a Somar, o outono começa com pouca chuva. A previsão até o fim do mês é de pouca água sobre grande parte do território. Somente na primeira de semana de abril é que a propagação de uma nova frente fria deve causar chuvas sobre a Argentina. A tendência para o outono, mesmo com o El Niño em fase de enfraquecimento, é de um período com chuvas ligeiramente acima da média e redução gradual da temperatura, com o frio extremo este ano chegando um pouco mais tarde, a partir de maio, conclui Etchichury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas