segunda-feira, 5 de abril de 2010

SOMAR: TEMPERATURA AMENA E POUCA CHUVA MUDAM CLIMA.

Uma frente fria avança pelo País e provoca chuva no Nordeste nesta semana, enquanto o Centro-sul tem período seco e queda da temperatura. A previsão é da Somar Meteorologia, que informa em seu boletim semanal que o mês de abril começa com uma condição bem típica do outono. "A propagação de uma frente fria, além de ter causado chuvas no fim de semana, provoca a queda da temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil, no que pode ser considerada como a primeira onda de frio do ano", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. Nas regiões serranas, a temperatura deve alcançar até 5 graus, entre hoje e amanhã. "A primeira semana de abril promete uma mudança no padrão climático, com temperaturas mais amenas e pouca chuva", comenta o sócio diretor da Somar. O Nordeste, por sua vez, passa por sua estação chuvosa, o "inverno nordestino". Nesta semana, conforme a Somar, as condições são favoráveis à ocorrência de chuvas, por causa do avanço de uma frente fria proveniente do Sul/Sudeste.
Chuva bem distribuída
Segundo a Somar, o mês de março apresentou uma boa distribuição de chuva sobre o Brasil, de modo geral. Isso compensou em parte o mês de fevereiro mais seco, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste. Conforme Etchichury, março também marcou o retorno das chuvas para o Nordeste, em particular para os Estados da Bahia, Maranhão e Piauí, o que beneficiou diretamente as lavouras de soja e algodão que se encaminham para a fase final de desenvolvimento. As chuvas de março também favoreceram a lavoura do milho safrinha e a lavoura de soja do Rio Grande do Sul, que foi plantada mais tarde e ainda dependia de chuva em março. Conforme análise da Somar, o mês passado terminou com uma boa condição de umidade do solo em grande parte do Brasil. De acordo com o porcentual de água disponível no solo, houve um aumento da umidade sobre o Nordeste, principalmente na Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. As chuvas da semana passada também contribuíram para a elevação dos níveis de água no solo, principalmente no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e em partes de Mato Grosso do Sul.
Argentina
As chuvas de março beneficiaram lavouras da Argentina. Segundo boletim da Somar, mesmo com uma redução no volume de chuvas no mês passado em relação ao mês anterior, no geral, as águas beneficiaram as principais regiões agrícolas daquele país, incluindo o pampa úmido. O volume acumulado em março variou entre 50 mm e 150 mm. Os maiores resultados foram registrados nas Províncias de Buenos Aires, Corrientes e Missiones. De acordo com a Somar, o mês de abril começa com pouca chuva e queda de temperatura na Argentina. A previsão para as próximas semanas é de manutenção do baixo volume sobre grande parte do território. "Somente para a próxima semana, entre segunda e terça-feira, é que a propagação de uma nova frente fria deve causar chuvas", diz Etchichury. Como é típico da época de outono, daqui para frente, as frentes frias serão acompanhadas na sua retaguarda por massas de ar frio de origem polar. Mas a semana começa com temperaturas mais amenas, sem previsão de frio extremo e nem risco de geadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas