terça-feira, 25 de maio de 2010

GRÃOS/EUA: EVOLUÇÃO DAS SAFRAS TÊM BOA CONDIÇÃO.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, que o plantio de milho permanece adiantado, enquanto o de soja ocorre em ritmo um pouco menos acelerado do que o previsto. As safras de milho e trigo de inverno apresentam boas condições gerais.
Milho
O USDA disse que 93% da safra de milho já havia sido plantada até domingo 23/5, mais do que os 87% da semana anterior e também acima da média de 89%. Traders esperavam que o plantio tivesse chegado a 91-95% da safra. Além disso, a agência do governo americano relatou um aumento na porção da safra avaliada como em condição boa a excelente, passando de 67% (há uma semana) para 71%. Analistas previam que as condições fossem as mesmas ou, no máximo, houvesse um aumento de dois pontos porcentuais. Analistas disseram que, como boa parte do Meio-Oeste deve ter clima de verão nesta semana, provavelmente o desenvolvimento da safra vai se acelerar. "É provável que haja uma melhora adiante, com alguns raios de sol", comentou o analista Jerry Gidel, da corretora North
America Risk Management Services.
A parte mais importante do Cinturão do Milho viu uma boa melhora nas condição de sua safra, já que a avaliação do Estado de Iowa passou de 55% de bom a excelente para 65%. Em Illinois, a porcentagem foi de 77%, ante 73% na semana anterior. Minnesota, por sua vez, tem 87% de bom a excelente, mais do que os 80% da semana passada. O Estado mais problemático é a Dakota do Sul, cuja safra apresenta 65% de condição boa a excelente, enquanto na semana anterior eram 74%.
A emergência também segue em ritmo além do programado. O USDA informou que 71% da safra emergiu, mais do que os 55% da semana passada e também acima dos 62% da semana anterior.
Soja
O ritmo de plantio de soja abaixo do previsto é a grande surpresa do relatório, segundo o analista Joe Victor, vice-presidente da corretora Allendale. O USDA afirmou que 53% da safra de soja foi plantada, abaixo das expectativas, que variavam de 55% a 60%. Na semana anterior, 38% das lavouras haviam sido cultivadas, enquanto a média para esta época do ano é de 57%. Entre os Estados mais adiantados está Illinois, cujo plantio já chegou a 47% da safra, ante média de 54%. Em Missouri, 22% da safra foi plantada, contra média de 43%. A Dakota do Norte registrou avanço de 38 pontos porcentuais, para 46%, mas permaneceu inferior à media de 55%. Victor comentou que a evolução do plantio não é razão suficiente para apostar na alta dos preços da soja. "Supõe-se que o clima seja bom
nesta semana, portanto os preços podem se estabilizar", comentou. O USDA informou, ainda, que 24% da safra de soja emergiu, mais do que os 13% da semana anterior e pouco acima da média de 23% para este momento.
Trigo
Cerca de 91% da safra de trigo de primavera foi plantada, segundo o USDA, proporção que está dentro das expectativas do mercado e bastante acima da semana anterior, que registrou 79%. Victor observou que parece haver poucos problemas com a safra, de modo que 85% se encontra em condição boa a excelente. O clima mais quente e mais seco ajudou na evolução do plantio, de acordo com meteorologistas. Eles avaliam que, nesta semana, a umidade manterá a umidade do solo em nível adequado e desacelerará o plantio remanescente.
Enquanto isso, o USDA disse que 66% da safra de trigo de inverno apresenta condição boa a excelente, mesma porcentagem da semana passada. Segundo o analista Kevin Kjorsvik, da corretora Benson Quinn Commodities, a avaliação "imponente" surge mesmo num período em que a tendência sazonal é de declínio. "As condições do trigo americano seguem fenomenais", afirmou. Aproximadamente 63% da safra de trigo de inverno perfilou, mais do que os 52% da semana passada, mas abaixo da média de 68%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas