segunda-feira, 24 de maio de 2010

LAVOURAS DE MATO GROSSO E GOIÁS SOFREM COM FALTA DE ÁGUA.

O acumulado de chuva em maio mostra um padrão típico de outono, acrescido da influência do fenômeno El Niño, que mesmo em fase de enfraquecimento contribuiu para o aumento das chuvas no Sul e para a estiagem no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil. As lavouras de milho e algodão (safrinhas) de Mato Grosso e Goiás estão entre as culturas mais prejudicadas com o corte dos volumes mais cedo este ano, segundo informa a Somar Meteorologia, em seu boletim semanal.

As culturas da cana-de-açúcar, café e laranja, em compensação, estão entre as maiores beneficiadas com as condições climáticas observadas em maio. A lavoura de milho safrinha do Paraná e de Mato Grosso do Sul também tem sido favorecida pela condição climática, pela boa oferta de água e, até aqui, ausência da geada.
As chuvas acumuladas em maio mantêm uma condição de solo saturado no Sul e Norte do Brasil, com índice de 90% a 100%. Essa condição favorece o desenvolvimento da lavoura de milho safrinha do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Já em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e sobre o sertão e o agreste nordestino, a ausência de água em maio agrava as condições de umidade do solo, com índice abaixo de 20%.

Previsão
Conforme dados da Somar, mais uma vez a semana começa com a presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. O sistema também provoca nebulosidade e chuvas em Mato Grosso do Sul e em São Paulo. No entanto, a frente fria é mais fraca do que a da semana passada. Assim, a partir de amanhã (25), o sistema se afasta para o oceano, fazendo com que o padrão de tempo seco sobre o interior de todo o Centro-sul do Brasil volte a predominar. Já para o próximo fim de semana, uma nova frente fria deve atingir o Sul do Brasil, com chuvas a partir do Rio Grande do Sul.

Temperatura
A Somar prevê que o mês de junho começa com uma forte onda de frio. Isso porque a aproximação do inverno, junto com o enfraquecimento do El Niño, gradualmente tornam as condições atmosféricas mais favoráveis à atuação de ondas de frio (massas de ar polar), o que em tese aumenta o risco de episódios de geadas principalmente para os Estados do Sul do Brasil. Esse padrão já deve se observar na próxima semana, coincidindo com o início do mês de junho. Entre quarta e quinta-feira (2 e 3 de junho) há previsão da entrada de uma massa de ar polar com trajetória continental, o que deve provocar acentuada queda de temperatura (abaixo de 5 graus). Por enquanto, no entanto, não há indicativo de formação de geadas amplas nas áreas de milho safrinha. Mesmo assim, "recomendamos atenção e, daqui para frente, o produtor deve acompanhar diariamente as previsões divulgadas no site da Somar", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.

Estados Unidos
A semana começa com tempo seco no Meio-Oeste americano. Segundo dados da Somar, depois de uma semana com chuvas isoladas sobre parte das áreas produtoras de milho e soja dos Estados Unidos, a semana começa com tempo seco sobre o Meio-Oeste americano, o que deve favorecer a evolução do plantio da soja, que foi atrapalhado nos últimos dez dias pela ocorrência de chuvas mais frequentes. Entre amanhã e quarta-feira, no entanto, novas áreas de instabilidades e chuvas devem atingir as áreas produtoras de milho e soja do Estados Unidos. Só que desta vez a previsão é de chuvas isoladas e de baixos volumes, o que até pode temporariamente atrapalhar o plantio da lavoura de soja. "Mas na sequência, e para o restante da semana, deve voltar a predominar uma condição de tempo seco", diz Etchichury. Para a primeira semana de junho, a previsão também é de predomínio de tempo seco, o que deve favorecer a conclusão do plantio da
lavoura de soja nesse período. Outro fator que deve contribuir para o plantio é que há previsão de calor para esta semana sobre grande parte das áreas produtoras de soja, com a temperatura atingindo a casa dos 30 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas