terça-feira, 26 de abril de 2011

MILHO/EUA: CHUVAS IMPEDEM AVANÇO DO PLANTIO.

O plantio de milho nos Estados Unidos avançou pouco ao longo da última semana, por causa das chuvas, e a expectativa é de mais atraso nesta semana. Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 9% da safra foi plantada até domingo, apenas dois pontos porcentuais acima da semana anterior. Um ano antes, 46% das lavouras haviam sido cultivadas, quando os produtores plantaram em ritmo recorde. A média dos últimos cinco anos para esta época é de 23%.
A expectativa é de que o ritmo lento deva impulsionar os futuros de milho. Há muitas preocupações com o tamanho da colheita, por causa do atraso do plantio, que pode reduzir a produtividade. Traders e analistas previam que o plantio tivesse alcançado de 9% a 15% dos campos.
"É surpreendentemente baixo", disse o analista Tim Hannagan, da corretora PFG Best, sobre o relatório do USDA. "Os campos estão tão saturados que você não pode nem andar neles, quanto mais plantar." Os temores se fortalecem porque os estoques são baixos atualmente, de modo que produtores precisam obter uma ampla safra para reabastecê-los.
Mas as previsões do tempo sinalizam que os produtores continuarão encontrando dificuldades para plantar nesta semana. Espera-se que as chuvas mantenham o solo encharcado ao longo da região Meio-Oeste e no Delta do Mississippi. "Se você pensava que na semana passada (a situação) estava ruim, então nesta semana está ainda pior", alertou Hannagan.
Em Iowa, principal Estado produtor de milho do país, apenas 3% da safra foi plantada até domingo, um ponto porcentual a mais do que na semana passada e inferior à média de 28% para esta época do ano, de acordo com o USDA.
Produtores de Indiana não avançaram nos trabalhos e mantiveram o plantio em 2%, ante média de 15%. O cultivo sequer começou nas Dakotas do Norte e do Sul, que devem responder por um terço da elevação de 4,5% na área plantada com milho neste ano. Normalmente, produtores teriam cultivado 5% das lavouras na Dakota do Sul e 7% na Dakota do Norte.
Esse cenário decepcionante nas Dakotas leva a crer que os estoques podem continuar em níveis precários em 2012. "O plantio na maioria das partes da Dakota do Norte foi atrapalhado novamente pelos campos saturados (de umidade) e pelas baixas temperaturas do solo", de acordo com o escritório do USDA no Estado.
Trigo - Esse tipo de clima atrasou o plantio de milho nos Estados do norte das Grandes Planícies, como as Dakotas, e também impediu os agricultores de plantar trigo de primavera. Cerca de 6% da safra foi plantada até domingo, um ponto porcentual acima da semana passada, mas abaixo da média de 25% para esta época do ano.
Traders também estão preocupados com o trigo duro de inverno, produzido nas áreas centrais e do sul das Grandes Planícies, onde a seca prejudicou as lavouras. O USDA reduziu a avaliação sobre a condição da safra. A parcela considerada em condição boa a excelente caiu um ponto porcentual, para 35%. A parte tida como ruim ou muito ruim aumentou dois pontos porcentuais, para 40%. Um ano atrás, 69% dos campos tinham situação boa a excelente e apenas 6% eram ruins ou muito ruins.
Hannagan comentou que a queda da qualidade na avaliação do USDA pode sustentar os preços futuros do trigo. As previsões do tempo ainda não sinalizam chuvas capazes de amenizar o tempo seco nas Planícies. E já é muito tarde para tentar revitalizar a safra em áreas do Texas e de Oklahoma, por exemplo. "Não está bom e não vejo (a situação) melhorando", disse o analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas