segunda-feira, 31 de maio de 2010

SOMAR:TEMPERATURA CAI SEM RISCO DE GEADA.

O mês de maio encerra com o mesmo padrão de chuvas observado no início do mês. O volume acumulado mostra que os maiores índices se concentraram no Sul e no Norte do Brasil. Já sobre o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste choveu muito pouco em maio, avalia a Somar Meteorologia, em seu boletim semanal.
Conforme a meteorologia, o destaque fica para Mato Grosso e Goiás, onde praticamente não choveu durante todo o mês o que, acrescido da falta de água já verificada em abril, acabou prejudicando e provocando quebras de produção nas lavouras de milho e algodão (safrinhas). Em compensação, as culturas da cana-de-açúcar, café e laranja estão entre as maiores beneficiadas com as condições climáticas observadas em maio. Também foram favorecidas as lavoura de milho safrinha do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que receberam boa oferta de chuva e, até aqui, não tiveram influência de geadas.
O mês de maio termina com uma condição de solo saturado (90% a 100%) no Sul e Norte do Brasil. Já em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e sobre o sertão e o agreste nordestino, a ausência de chuvas ao longo de todo o mês de maio deixou a situação crítica em relação às condições de umidade do solo, com índice de água disponível no solo abaixo de 20%.
Previsão
De acordo com o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury, a primeira semana do mês de junho deve ter pouca chuva em grande parte do Brasil. Nesta semana, algum volume deve ser observado apenas no extremo norte do Brasil e no litoral do Nordeste. "A partir de sexta-feira, porém, e para o próximo fim de semana, uma nova frente fria associada com áreas de instabilidades formadas no oeste da Região Sul, deixa o tempo instável e com chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo", diz Etchichury. "Para a próxima semana, a tendência é de tempo seco e queda de temperatura em todo o Centro-sul do Brasil", acrescenta ele.
A Somar prevê que a semana começa com a entrada de uma massa de ar polar no Sul do Brasil, o que provoca acentuada queda de temperatura (abaixo de 5 graus). Não há, no entanto, "indicativo de formação de geadas amplas nas áreas de milho safrinha", ressalta Etchichury. Ele explica que os ventos em altos níveis da atmosfera (10 a 12 km de altura), conhecidos como corrente de jato, têm sido fundamentais para o enfraquecimento das ondas de frio, diminuindo assim o risco de formação de geadas. "Essa mesma condição também deve se observar na próxima semana, quando uma nova onda de frio deve atingir o Sul do Brasil, com nova
queda da temperatura". Por enquanto, porém, não há previsão de formação de geada. "Mesmo assim, com a proximidade do inverno, recomendamos atenção e, daqui para frente, o interessado deve acompanhar diariamente as previsões divulgadas no site da Somar", diz Etchichury.
Estados Unidos
A semana passada foi de pouca chuva sobre grande parte das áreas produtoras de milho e soja dos Estados Unidos. Isso contribuiu para a aceleração do plantio da soja, que tinha desacelerado nas semanas anteriores em virtude da ocorrência de chuvas mais frequentes. A Somar estima que esta semana começa com tempo seco. No entanto, entre terça e quarta-feira, novas áreas de instabilidades e chuvas devem atingir as áreas produtoras de milho e soja do Estados Unidos. Mais uma vez, a expectativa é de chuvas isoladas e de baixos volumes, concentradas mais na parte leste dos Estados Unidos, o que até pode temporariamente atrapalhar o plantio da lavoura de soja. Na sequência, e para o restante da semana, deve voltar a predominar uma condição de tempo seco. "Para a primeira semana de junho, a previsão é de predomínio de tempo seco, o que deve favorecer a conclusão do plantio da lavoura de soja", informa Etchichury.
A temperatura é outro fator que muda com a aproximação do verão. Segundo a Somar, nos próximos dias o calor deve se intensificar sobre o sul e Meio-Oeste americano, alcançando grande parte das áreas produtoras de soja. A temperatura deve superar a casa dos 30 graus, prevê a Somar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas