terça-feira, 8 de junho de 2010

GRÃOS/EUA: SAFRAS DE SOJA E MILHO TÊM ÓTIMAS CONDIÇÕES.

Os dados semanais de acompanhamento de safra divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sustentam as expectativas de produção recorde de milho e soja no país. O plantio e o desenvolvimento das safras está igual ou superior a média para esta época do ano, enquanto a avaliação das condições das lavouras é melhor do que no ano passado. As informações sobre a safra de trigo de primavera também são favoráveis, mas a colheita de trigo de inverno encontra dificuldades para avançar, de acordo com o relatório.
Soja
Em seu primeiro relatório sobre a condição da safra de soja deste ano, o USDA avaliou que 75% dos campos estão em condição boa a excelente, no nível mais alto do intervalo das expectativas (de 65% a 75%). No ano passado, quando o clima úmido atrasou o plantio, o primeiro relatório, publicado em 15 de junho, indicou 66% em condição boa a excelente.
O analista Don Roose, presidente da corretora U.S. Commodities, afirmou que a boa condição da safra indica que a estimativa de produtividade do USDA, de 42,9 bushels por acre, pode ser muito baixa. O governo pode precisar elevar a avaliação se o clima seguir favorável e não ameaçadoras, observou Roose. No ano passado, a produtividade média foi de 44 bushels por acre.
No Estado de Minnesota, a avaliação boa a excelente atingiu nível bastante elevado, de 93%. Enquanto isso, o importante Estado de Iowa recebeu 75%. Illinois registrou 65% e Indiana recebeu 67% de condição boa a excelente. Até domingo, 84% da safra de soja havia sido plantada, mais do que os 74% da semana anterior e dentro da média de cinco anos para este momento. Traders esperavam que cerca de 85% da safra tivesse sido plantada. Cerca de 66% da safra emergiu, ante 46% da semana anterior e em linha com a média de 64%, segundo o USDA. "A evolução do plantio está bem e é claro que a avaliação da safra está excelente", disse Roose. "A emergência ainda não é um problema."
Milho
O USDA manteve sua avaliação para a safra de milho em 76% de bom a excelente, mais do que os 69% do mesmo momento no ano passado. Analistas esperavam que a porcentagem fosse mantida ou elevada em até três pontos porcentuais, por conta do clima favorável. Roose esperava um aumento de um ponto porcentual ante a semana anterior. "Ainda são números altos", comentou. "Temos uma grande safra pela frente."
Em Iowa, a avaliação de boa a excelente passou para 78%, ante 74% na semana anterior. Em Illinois a parcela boa a excelente saltou de 73% para 76%. O clima ainda se mostra predominantemente favorável para as lavouras. Tempestades se concentrarão em importantes áreas do cinturão até quarta-feira, de acordo com meteorologistas. Um padrão mais quente é esperado para começar no fim da semana, com temperaturas máximas acima da média. No entanto, a possibilidade de seca não é uma preocupação.
Trigo de inverno
O USDA afirmou que 3% da safra de trigo de inverno foi colhida até domingo, abaixo da média de 6% para esta época do ano. Algumas plantas ainda não estão prontas para a colheita, pois o plantio foi mais tardio do que o normal no último outono americano. O início lento não foi um problema para os produtores porque o período de colheita ainda está começando, segundo ponderou Roose, explicando que os trabalhos podem avançar rapidamente se o clima for quente e seco.
No Estado de Oklahoma, 12% da safra foi colhida, abaixo da média de 23%. O USDA relatou que a região está prestes a avançar nesta semana. No Texas, 17% da safra foi colhida, abaixo da média de 24% para esta época do ano, segundo o USDA. A colheita ainda não havia começado no Kansas até domingo, que tipicamente é o maior produtor de trigo do país. No ano passado, 1% da safra havia sido colhida neste momento.
A condição da safra de trigo de inverno melhorou de 65% para 66% de bom a excelente, contrariando as projeções de um leve declínio. Cerca de 84% da safra perfilou, ante 75% há uma semana, mas abaixo da média de 86%. O desenvolvimento evolui devagar no Nebraska, onde apenas 70% da safra perfilou, bem menos do que a média de 83%. Kansas, Nebraska, Oklahoma e Texas plantam trigo duro de inverno (HRW), usado para fazer pão.
Trigo de primavera
O USDA informou que 84% da safra de trigo de primavera apresenta condição boa a excelente, queda de 1 ponto porcentual frente à semana anterior. No entanto, está bastante acima do ano passado, que registrava 72% nesta época. Cerca de 90% da safra emergiu, o que representa um bom avanço em relação à semana passada, quando se via 84%. Entretanto, a média para este momento é de 94%. Na Dakota do Norte, principal Estado produtor de trigo de primavera, 88% da safra apresentava condição boa a excelente, aumento de 1 ponto, e 86% da safra emergiu, ante média de 92%.

Twitter / Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas