sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SOJA: PLANTIO MATO GROSSO EM 92,8%.

 O plantio da soja avançou dez pontos porcentuais nesta semana e atingiu 92,8% da área de 5,941 milhões de hectares estimada para esta safra, aponta levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea). Nesta safra, o ritmo do plantio está levemente superior ao da safra passada em 1,3 ponto porcentual. A estimava de produção do Imea é de 17,846 milhões de toneladas. Na região do médio-norte, a maior produtora, já foram semeados 98,7% dos 2,410 milhões de hectares projetados, com destaque para Lucas do Rio Verde e Sorriso, onde o cultivo já foi concluído. Um dos motivos do avanço do plantio em Sorriso, o maior produtor de Mato Grosso, com 600 mil hectares, é a pressa dos produtores em antecipar o cultivo da soja para assegurar o plantio do algodão adensado em janeiro.
A região onde os trabalhos mais avançaram foi a Sudeste, com 234.135 hectares cultivados nesta semana, que representaram um avanço de 16,5% ante a semana anterior. Na região foram semeados até agora 1,147 milhão de hectares, que correspondem a 97,4% dos 1,382 milhão de hectares projetados pelo Imea. O plantio na região está 6 pontos porcentuais adiantado emrelação a igual período do ano passado.
Em termos porcentuais, a região nordeste de Mato Grosso é onde o plantio está mais avançado em relação à safra passada. Até esta semana, foram semeados 48,2% dos 519,4 mil hectares previstos, enquanto em igual período do ano passado o porcentual era de 40,2%. O maior atraso ocorre na região noroeste, onde o plantio atingiu 91,7% dos 226,2 mil hectares estimados, ante 96,9% em igual período do ano passado. Ferrugem
Nesta semana, Consórcio Antiferrugem identificou o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em lavoura comercial da safra 2009/10, no município de Pedra Preta (238 km de Cuiabá). Na semana passada, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) havia detectado um foco na área urbana de Campo Verde (130 km de Cuiabá). O gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas, alerta que neste ano a ferrugem apareceu mais cedo, o que pode levar esta safra a ter um custo superior àpassada, por causa dos gastos com defensivos. Segundo a Aprosoja, no ano passado, o primeiro foco de ferrugem em lavoura comercial no Mato Grosso foi no dia 8 de dezembro, ou seja, a ferrugem apareceu 22 dias antes nesta safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas