segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SOJA: APÓS COLHEITA EUA MIRA PERSPECTIVA DE DEMANDA.

Os participantes do mercado de soja devem se concentrar no desempenho das vendas dos Estados Unidos, agora que a colheita da oleaginosa no país está sendo concluída. Apesar de um forte começo da temporada de exportação 2009/10, será difícil para o mercado se desvencilhar de influências como inflação, o desempenho do dólar e uma série de outras questões, que podem ter impacto na demanda. No atual ano comercial 2009/10, as exportações da commodity dos Estados Unidos apresentam alta de 58% frente ao ano anterior, ante expectativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de aumento de 3,3%. O ano comercial começou em 1º de setembro. O apetite da China por soja tem sido e continua sendo aspecto fundamental para as exportações da oleaginosa norte-americana. Desde 1º de setembro, os compromissos de exportação dos Estados Unidos totalizaram 24,682 milhões de toneladas, com a China respondendo por 15,119 milhões."O mercado não conseguirá se livrar do âmbito macroeconômico, uma vez que a janela de oportunidade de novos negócios de exportação é estreita", afirmou Dan Basse, presidente da AgResource Co, em Chicago. Isso porque, as recentes importações da China indicam que o país deve ter preenchido suas necessidades até janeiro e, assim que direcionar suas compras para países da América do Sul, pode haver uma dramática mudança na demanda mundial, acrescentou Basse.
A produção recorde dos Estados Unidos e estimativas de uma safra também recorde no Brasil e na Argentina deixam poucos aspectos otimistas para o mercado. Mudanças na moeda norte-americana afetarão os preços, e sem novas notícias sobre fundamentos, os futuros estarão suscetíveis ao movimento dos mercados externos. A oscilação do dólar será sentida pelo mercado de soja, mas será difícil monitorar como a oleaginosa reagirá, disse Anne Frick, analista sênior da Prudential Bache, em Nova York.
O forte ritmo de exportação incentivou analistas a elevarem suas projeções para o relatório de oferta e demanda do USDA em novembro. O órgão estimou as exportações de soja em 2009/10 em 1,325 bilhão de bushels, acima dos 1,305 bilhão de bushels previstos em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas