quinta-feira, 1 de julho de 2010

SAFRA 2010/11: PREÇO DA PLUMA AUMENTARÁ ÁREA DE PLANTIO EM MATO GROSSO.

A perspectiva para a safra 2010/11 em Mato Grosso é de manutenção da área plantada para a maioria das culturas, com leve recuo no cultivo de soja, em função da baixa rentabilidade proporcionada pela oleaginosa neste ano, e aumento no plantio de algodão, devido à recuperação dos preços da pluma. O diretor executivo da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, prevê também a repetição do padrão tecnológico registrado na safra passada, levando em conta os custos e a expectativa de que os preços se mantenham nos patamares atuais.
Além da rentabilidade da soja, que, apesar de positiva, foi a menor dos últimos três anos, outro fator que influenciará a decisão de plantio da safra 2010/11 são as perspectivas ruins para a comercialização de milho. Paludo explica que os produtores mato-grossenses aumentaram a área plantada de safrinha, mas estão colhendo menos cereal por hectare, por causa da quebra provocada pela estiagem. Com a área maior a produção se manteve estável e a oferta vem deprimindo os preços. Por isso, diz ele, a safra 2010/11 começou num ritmo devagar, tanto na compra de insumos como nas vendas antecipadas da soja, em relação aos últimos dois anos.
Em relação ao milho, Seneri Paludo considera prematuro fazer previsões, pois as tradings começam a fechar os pacotes de troca do cereal por insumos a partir de setembro. Na opinião do dirigente, a comercialização do milho nos próximos dois meses será determinante para a tomada de decisão em relação ao plantio da próxima safra.
Área menor para a soja - A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) prevê uma redução de 2% da área plantada de soja na próxima safra, para 6,09 milhões de hectares. Segundo a Aprosoja, os produtores devem deixar de plantar em solos que, além de exigir mais investimentos e ter maior risco, proporcionam retorno menor. Um aspecto que a Aprosoja destaca é a necessidade de maior participação de capital próprio dos agricultores para bancar o plantio, por causa da menor oferta de crédito por parte das tradings.
Um estudo elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que as tradings que respondiam por 50% do financiamento da safra de soja em Mato Grosso, na safra 2010/11 devem responder por apenas 25%. Em contrapartida, os recursos próprios dos agricultores que há dois anos correspondiam a 22% dos gastos com a lavoura, nesta safra deve atingir 37%. O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, observa que a retração do crédito por parte das tradings, que começou com a menor oferta de financiamento em espécie, agora chegou às operações de troca.
Algodão - Na safra 2009/10 a área plantada com algodão cresceu 17% em Mato Grosso, para 416,7 mil hectares, impulsionada pela recuperação dos preços da pluma, a partir do final do ano passado. Na safra 2008/09, a área havia retraído 33% em relação à anterior, para 355,6 mil hectares. A perspectiva é de retomada do plantio para atingir o recorde de 529,6 mil hectares registrado na safra 2007/08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas