sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOJA: PLANTIO/MT CONTINUA ATRASADO, 6,7% DA ÁREA SEMEADA.

O plantio da soja avançou cinco pontos percentuais nesta semana em Mato Grosso e atingiu 418.167 hectares, que correspondem a 6,7% da área em 6,241 milhões de hectares pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em função da falta de chuvas regulares nas principais regiões produtoras, os trabalhos continuam atrasados, pois nesta mesma época do ano já estavam semeados 1,314 milhão de hectares, correspondente a 22,4% da área projetada pelo Imea na ocasião.
O superintendente do Imea, Otávio Celidônio, diz que o atraso no plantio não deve ter impacto significativo em relação às projeções em relação à área cultivada de soja. Entretanto, diz ele, os produtores estão em estado de alerta, pois se não chover nas próximas semanas e a janela do período ideal de plantio se fechar, o agricultor terá que optar entre reduzir a área ou seguir em frente e correr o risco da quebra de produtividade. Os relatos até agora são de prejuízos pontuais, por parte de produtores que plantaram a soja "no pó" e, como não choveu depois, estão sendo obrigados a fazer o replantio.
Celidônio observa que a preocupação é com a possível redução na área plantada de algodão e milho. Ele calcula que numa área entre 100 mil a 200 mil hectares os produtores terão que optar entre o plantio de soja ou algodão, pois com o atraso das chuvas está se fechando a janela para o cultivo da pluma como segunda safra. A preocupação em relação ao milho não é tão grande quanto em relação ao algodão, "mas as duas semanas serão determinantes, pois para semear o cereal na safrinha é preciso que pelo menos 30% da área de soja tenha sido semeada até o final do ano." Tradicionalmente, os produtores de Mato Grosso realizam o plantio do milho safrinha em 30% da área colhida de soja.
O superintende do Imea observa que até agora os relatos têm sido de chuvas pontuais. "Caso as previsões de chuvas regulares se confirmem na próxima semana, será possível recuperar o atraso, pois os produtores conseguem acelerar e plantar 3% por dia e atingir os 30% do plantio da área de soja até o final do mês." Em Lucas do Rio verde, onde o milho é cultivado em 60% da área de soja, a situação é mais preocupante. Até esta semana o plantio de soja em Lucas atingiu 15% da área estimada pelo Imea, bem abaixo dos 50% observados em igual período do ano passado.
O produtor rural e agrônomo Egídio Raul Vuaden, vice-presidente da Fundação Fundação de Pesquisas Rio Verde, prevê uma redução na área de milho no município na próxima safra. Ele diz que houve casos de produtores em Lucas do Rio Verde que perderam 3 mil hectares de soja plantados "no pó", que agora estão sendo semeados com milheto como cobertura, para depois receber o algodão. Vuaden prevê um cenário complicado para esta safra, pois como atraso do plantio da soja haverá concentração na colheita, o que representa maior risco em caso de chuvas e problemas na logística para transporte e armazenamento da safra.
A região do médio-norte de Mato Grosso, que tradicionalmente lidera o avanço no plantio de soja, neste ano enfrenta o maior atraso. Até agora foram semeados 212.076 hectares, que representa 8,6% da área projetada pelo Imea. No mesmo período do ano passado, os produtores do médio-norte, onde fica Lucas do Rio Verde, tinham semeado 678,3 mil hectares, que correspondia a 28,5% da área estimada pelo Imea. No município de Sorriso, que tem a maior área plantada de soja no País, até agora foram semeados 60 mil hectares (10%), bem abaixo dos 210 mil hectares (35%) que já estavam plantados no dia 15 de outubro do ano passado.

EVOLUÇÃO DO PLANTIO DA SOJA EM MATO GROSSO.
..............................................................................
                          ÁREA (HA)   15/10/2009   14/10/2010
Noroeste              261.200        16,3%            1,5%
Norte                     44.000        14,3%            3,7%
Nordeste              652.200         1,0%             0,4%
Médio-Norte      2.466.000        28,5%            8,6%
Oeste                    948.200        25,0%            9,0%
Centro-Sul             409.100        19,4%            8,3%
Sudeste              1.460.600        20,0%            5,4%
Mato Grosso         6.241.300        22,4%          6,7%
..............................................................................
Fonte: Imea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas