segunda-feira, 12 de abril de 2010

SAFRINHA DE MILHO E PLANTIO EUA DEVEM SER MONITORADOS.

O mês de abril começou com as chuvas concentradas no Norte e Nordeste do Brasil, enquanto se observa uma redução no volume de água no Centro-Sul, conforme boletim semanal da Somar Meteorologia. A redução do índice pluviométrico já é motivo de preocupação para os produtores de milho safrinha do Paraná e Mato Grosso do Sul, que temem que se repita a estiagem ocorrida no ano passado entre março e abril. "Por enquanto, porém, é apenas preocupação, pois na próxima semana deve voltar a chover nas áreas de milho safrinha do Paraná e Mato Grosso do Sul", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
As áreas de milho de Mato Grosso e Goiás, no entanto, daqui para frente devem enfrentar um período de menos água, "mas ainda não dá para afirmar que seja o início do período seco, pois há previsão de um episódio de chuva para o fim de abril, em virtude do avanço de uma frente fria vinda do Sul do Brasil." Este mês começou com uma boa condição de umidade do solo em grande parte do Brasil. Segundo o indicador de capacidade hídrica do solo, pode-se observar uma condição acima de 60% no País. No entanto, no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e no oeste da Bahia já se observa uma redução da umidade do solo, que coincide com as regiões em que se observou uma redução das chuvas neste início de mês.
Previsões
A semana deve ser de tempo seco no Centro-Sul. Conforme a Somar, nesta semana as chuvas devem continuar concentradas no Norte e Nordeste do País. A previsão para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste é de um período seco, com temperaturas amenas à noite e elevação no período da tarde.
As principais áreas do milho safrinha devem ter uma semana seca, informa Etchichury. Para o Paraná e sul de Mato Grosso do Sul há previsão de chuva na próxima semana, pois entre terça e quarta-feira (21) uma nova frente fria deve atingir esses Estados. Já Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo devem enfrentar um período de pouca chuva (seco) nas próximas duas semanas, o que corresponde a um padrão de clima típico de outono. Enquanto o Nordeste do Brasil que vive sua estação chuvosa ("inverno nordestino"), a partir desta semana as águas diminuem na Bahia e ficam mais concentradas na parte norte da região.
Safra Americana
O excesso de umidade no solo e temperaturas baixas prejudicam o início do plantio das lavouras de milho e soja nos Estados Unidos, avalia a Somar. "Mais uma vez, o excesso de umidade e as temperaturas baixas são o grande problema para o plantio da lavoura de milho dos Estados Unidos", diz Etchichury. Neste momento as condições de solo variam de normal a úmido o que, combinado com as baixas temperaturas, ainda não sinalizam situação ideal de plantio. Além disso, o derretimento da neve nas áreas mais ao norte ainda representa risco. A Somar observa, porém, que a partir de agora deve começar a prevalecer um padrão de clima mais típico da primavera, com elevação gradual da temperatura, favorecendo assim a evolução do plantio das lavouras de milho e soja dos Estados Unidos. O enfraquecimento do fenômeno El Niño em curso favorece a instalação da lavoura americana. Isso porque, em tese, o fenômeno contribui para reduzir o risco de excesso de chuva na primavera. A presença do El Niño está associada com períodos chuvosos no Meio-Oeste americano. Segundo previsão da Somar, a semana será de pouca chuva e elevação de temperatura sobre o Meio-Oeste americano. "A previsão para esta semana é de pouca chuva e elevação da temperatura sobre grande parte do território americano", ressalta Etchichury. No entanto, para o próximo fim de semana está prevista a ocorrência de chuvas, inclusive nas áreas produtoras de milho, em virtude da propagação de uma nova frente fria. Mesmo sem previsão de grandes volumes, essa chuva deve contribuir para retardar o início do plantio.
Nesta semana as temperaturas continuam em elevação, com o nível superando 20 graus à tarde nos principais Estados produtores (Iowa e Illinois) e passando de 25 graus nos Estados mais ao sul (Kentucky e Tennessee). Com a passagem da frente fria, a temperatura volta a cair (abaixo de 5 graus) no decorrer do fim de semana. A boa notícia é que a temperatura volta a se elevar novamente na próxima semana, prevê a Somar. As condições de plantio para a lavoura americana devem se dar gradualmente, com problemas de episódios de chuvas por causa da propagação de frentes frias. Não há, porém, "previsão iminente de problemas climáticos que possam tornar inviável o plantio da safra de milho (abril) e soja (maio)", conclui Etchichury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas