quinta-feira, 6 de maio de 2010

SOJA: CHICAGO CAI 2,5% TEMENDO ECONOMIAS DA ZONA DO EURO.

Preocupações sobre a situação da economia global pesaram hoje sobre as cotações da soja na Bolsa de Chicago. Comerciantes liquidaram posições na maioria dos mercados de commodities, diante da elevação do dólar. Os contratos de soja de maior liquidez, com vencimento em julho, caíram 24 cents ou 2,45% e terminaram o dia a US$ 9,54/bushel.
O analista Mike Zuzolo, presidente da corretora Global Commodity Analytics and Consulting, afirmou que os preços da "soja quebraram com força diante do que pode ter sido liquidação de posições compradas, ligada ao câmbio. O dólar vem se valorizando firmemente frente ao real durante a maior parte desta semana. Hoje os ganhos foram ainda maiores". Ele acrescentou que "isso provavelmente forçou os altistas a saírem do mercado, especialmente quando do dólar e os títulos do Tesouro americano se tornaram portos mais seguros do que o petróleo e as ações, que caíram para novas mínimas no fim do dia".
Há preocupações de que a apreciação do dólar possa eliminar qualquer margem competitiva que a soja dos Estados Unidos tenha em relação à do Brasil, quando a safra recorde da América do Sul for liberada para os importadores globais - o que pesará sobre os preços internacionais.
Os mercados ainda temem que outros países da zona do euro estejam em condições problemáticas como a da Grécia, o que induz os traders a adotar posições menos arriscadas, como em commodities e ações.Nesta quinta-feira, o declínio dos futuros se acelerou quando romperam o suporte técnico. A ampla oferta e o rápido ritmo de plantio nos Estados Unidos servem de âncora para os preços. Estima-se que fundos especulativos tenham vendido cerca de 7 mil lotes em soja na CBOT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas