quarta-feira, 5 de maio de 2010

SOJA/AGROCONSULT: US$ 9/BUSHEL EM 2011.

Com estoques de passagem altos e perspectiva de safra cheia em 2010/2011, os preços da soja no mercado internacional não deverão ultrapassar US$ 9 por bushel no próximo ano, avalia o diretor da Agroconsult, André Pessôa, que participou do Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2010 e 2011. Segundo ele, os Estados Unidos terão produção próxima à deste ciclo, com 91,5 milhões de toneladas, a Argentina poderá chegar a 59,8 milhões de toneladas e o Brasil deverá repetir os números da safra 2009/2010, em 68 milhões de toneladas. Na avaliação da Agroconsult, os estoques mundiais passarão de 50 milhões de toneladas de soja.
Pessôa disse acreditar que em 2010/2011 a área plantada no Brasil deverá ter pouca expansão, atingindo 23,4 mi/ha ante os 23,2 mi/ha em 2009/2010. Esse pequeno crescimento ficará concentrado na Bahia e na região conhecida por Mapito, que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
No mercado internacional, a China deve continuar determinando as tendências em 2011. A projeção do Centro de Óleos e Grãos da China é de que a importação poderá chegar a 49 milhões de toneladas no próximo ano. Este número surpreendeu Emily French, diretora da ConsiliAgra, corretora dos Estados Unidos, porque o Departamento de Agricultura norte-americano estimou a importação da China em 43 milhões de toneladas. Emily também destacou que é preciso ficar atento às economias emergentes, porque ainda não se sabe qual o tamanho da demanda em 2011.
A analista lembrou que o Brasil deve se beneficiar do mercado chinês na exportação de óleo de soja, por causa da restrição do país asiático ao produto argentino. Segundo Emily, os Estados Unidos não poderão disputar esse mercado porque não possuem selo de certificação que habilita o país à exportação do óleo de soja americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas