segunda-feira, 3 de maio de 2010

SOMAR: FALTA DE CHUVA PREJUDICA MILHO SAFRINHA

O mês de abril terminou com padrão climático típico de outono. Os maiores volumes de chuvas ficaram concentrados no Sul e Norte do Brasil, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste enfrentam transição para o período seco de inverno. A avaliação é da Somar Meteorologia, em seu boletim semanal. As chuvas da semana passada beneficiaram as lavouras de milho safrinha do Paraná e do extremo sul de Mato Grosso do Sul, enquanto Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo enfrentaram período seco. A falta de água nesses Estados prejudica diretamente o desenvolvimento da lavoura do milho safrinha, que já apresenta perdas em produtividade. No Nordeste do Brasil o mês de abril apresentou uma boa distribuição de chuvas. Nos últimos sete dias, no entanto, já se observa que os volumes se concentraram apenas na faixa litorânea. O interior da região, incluindo o sertão nordestino, registra tempo seco mais cedo, o que deve atrapalhar na finalização das lavouras de subsistência, principalmente milho.De acordo com a Somar, o mês de maio começa com níveis confortáveis (acima de 60%) de umidade do solo, apenas no Sul e no Norte do Brasil. Já o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste começam o mês com níveis críticos (inferior a 30%) de umidade do solo.

Previsão
O tempo deve continuar seco em Mato Grosso e Goiás, prevê a Somar. Mas a semana começa com a presença de mais uma nova frente fria no Sul do Brasil, cujo padrão é típico do outono. Além disso, a presença do fenômeno El Niño, mesmo em fase de enfraquecimento, ainda contribui para intensificar e bloquear as frentes frias sobre o Sul do País. Enquanto isso, o Sudeste e o Centro-Oeste enfrentam período seco.
O sócio diretor da Somar acrescenta que, para a primeira quinzena de maio, não há previsão de chuva significativa para Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Isso deve agravar a condição de escassez de água, provocando quebra de produção nas lavouras de milho desses Estados, que ainda dependem de pelo menos um bom episódio de chuvas para o fechamento do ciclo de produção.No Nordeste do Brasil, que atravessa sua estação chuvosa ("inverno Nordestino"), os volumes continuam concentrados na faixa litorânea, enquanto o interior da região, incluindo a Bahia, confirma a previsão de antecipação do início do período seco.

Clima nos EUA
A Somar informa que a passagem de uma frente fria provocou chuva durante o último fim de semana nos EUA. "Assim como já havia ocorrido na semana passada, a passagem de uma frente fria durante o fim de semana causou chuvas sobre alguns Estados do Meio-Oeste americano, atrapalhando temporariamente o processo de plantio", comenta Etchichury. Dessa vez, porém, "os maiores volumes se concentraram um pouco mais ao sul, sobre o sul de Illinois, Kentucky e Tennessee". Segundo a Somar, esta semana começa com tempo seco nas principais regiões produtoras de milho e soja dos Estados Unidos, com chuvas apenas na faixa leste dos Estados Unidos. "A semana começa seca e com elevação de temperatura sobre o Meio-Oeste americano", ressalta Etchichury.
Uma nova frente fria deve provocar chuvas no próximo fim de semana, prevê a Somar. Depois das chuvas do último fim de semana, a previsão para esta semana é de pouca água e elevação da temperatura sobre grande parte do território americano.
No entanto, conforme a Somar, na próxima sexta-feira a passagem de uma nova frente fria deve causar chuvas nas áreas produtoras de milho. A frente fria, no entanto, deve se deslocar rapidamente, e no fim de semana deve provocar chuvas mais sobre o sul dos Estados Unidos, enquanto o tempo volta a secar nos Estados mais ao norte.
Para o mês de maio, informa a Somar, "o padrão climático não deve mudar muito em relação às últimas semanas, o que mantém em geral uma condição favorável para o plantio das lavouras (milho e soja), embora não dê para garantir condições de clima ideal para o plantio (totalmente seco)."
A temperatura nos EUA ainda apresenta grandes oscilações, com uma elevação gradual. O Meio-Oeste americano começa a semana com temperaturas amenas em virtude da passagem da frente fria no último fim de semana passado, mas o tempo esquenta no decorrer dos dias. Por enquanto, a tendência para a primavera é de padrão com temperaturas amenas e sem previsão de calor extremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas