terça-feira, 15 de junho de 2010

GRÃOS/EUA: SAFRA DE MILHO SEGUE EM BOA CONDIÇÃO; SOJA PIORA.

As condições da safra americana de milho seguem muito boas, enquanto as lavouras de soja caíram em relação à semana passada, enquanto os produtores ainda precisam plantar 10% da safra, segundo informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em seu relatório semanal de acompanhamento. A safra de trigo de inverno teve evolução modesta e a de trigo de primavera, que já tinha boa condição, melhorou ainda mais.
Milho
O USDA informou que 77% da safra de milho do país estava em condição boa a excelente até domingo, mais do que os 76% registrados na semana anterior e uma das avaliações mais elevadas das últimas duas décadas para esta época do ano, segundo analistas. Eles previam que a condição da safra ficasse entre 75% e 78% de bom a excelente.
Embora o relatório tenha indicado poucos pontos problemáticos, entre eles o Estado de Missouri, cuja avaliação foi mantida em 49%, e a Carolina do Norte, que passou de 75% para 58%, a maior parte da safra permanece em ótimas condições. Traders estão discutindo a possibilidade de a safra apresentar produtividade recorde, por causa do plantio realizado antes do normal. Embora analistas digam que a qualidade da safra não garanta um volume grande de produção, trata-se de um fator estimulante. "Primeiro, estamos prestes a ver um potencial de produtividade recorde se concretizar. Segundo, nesta etapa de desenvolvimento, não há muito comprometimento na safra." Em alguns importantes Estados, a avaliação foi um pouco pior. Em Illinois, 72% da safra apresenta condição boa a excelente, menos do que os 73% da semana anterior. Em Iowa, a queda foi de 78% para 76%.
Soja
As avaliações da safra de soja foram reduzidas pelo USDA. A parcela que tem condição boa a excelente caiu dois pontos porcentuais entre a semana passada e hoje, para 73%. O analista da Benson Quinn Commodities, Kim Rugel, observou que as condições caíram em 12 dos 18 principais Estados consultados. "Parece que as temperaturas amenas e as chuvas sufocaram a safra na maioria das regiões", disse Rugel.
O USDA informou que 91% da safra de soja foi plantada até domingo, mais do que os 84% da semana anterior e dentro do intervalo de expectativas dos analistas, entre 89% e 92%. A média para esta época do ano é de 90%. "O declínio nas condições da safra parece ser fator de suporte (para os futuros), mas o mercado se mostra pronto para uma terça-feira de virada, com vendas de ações no fim do dia", comentou Rugel.
Trigo
O relatório do USDA afirmou que 9% da safra de trigo de inverno foi colhida, mais do que os 3% observados na semana passada e bastante inferior à média de 12%. Analistas disseram que a colheita foi desacelerada pelas chuvas significativas nas áreas de trigo duro de inverno (HRW), no Sul das Grandes Planícies. A parte da safra avaliada como de boa a excelente se manteve em 66%. Trata-se de nível bastante acima do ano passado, que registrou 44% nesta época.
McCambridge disse que, embora o estado das lavouras seja bom, o relatório indica que a safra de trigo brando de inverno (SRW) foi comprometido por excesso de umidade. A condição do trigo brando em Estados como Ohio e Michigan caiu, enquanto Illinois se manteve estável com seus 40% de bom a excelente, o que não surpreende o analista.
Segundo o USDA, 88% da safra perfilou, mais do que os 84% da semana passada, mas abaixo da média de 92%. Preocupações com a qualidade baixa do trigo permeiam o mercado e podem ser agravadas pelas chuvas nas Grandes Planícies, de acordo com analistas. "Se continuarmos vendo trigo úmido, pode haver deterioração", explicou McCambrigde.
Mas os indicadores para a safra de primavera são muito bons, disse o analista, com poucos comprometimentos. O USDA relatou que 86% da safra de trigo de primavera tem condição boa a excelente, mais do que os 84% da semana passada. Aproximadamente 97% da safra emergiu, ante 90% há uma semana e abaixo da média de 98%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas