segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CLIMA MUDA, PREVISÃO DE CHUVA PARA PR E MS.

A primavera começa na quinta-feira (23). Para grande parte do Brasil é o período que marca a transição entre o período seco (inverno) e o período chuvoso (verão). Segundo a Somar Meteorologia, em seu boletim semanal, o inverno de 2010 termina como começou, ou seja, totalmente seco em grande parte do País.
O acumulado de chuva de setembro ilustra bem o padrão climático que perdurou por todo o inverno. Os episódios de chuvas ficaram concentrados somente no Rio Grande do Sul, leste do Nordeste e no extremo norte do Brasil. No Brasil Central e em parte do interior da Região Nordeste o tempo continua seco e completa cinco meses sem chuva. O solo também está totalmente seco, conforme se observa no mapa de capacidade hídrica do solo.

Com a chegada da primavera, aos poucos, começa se observar uma mudança no padrão climático em relação ao observado ao longo de todo o inverno. A primeira mudança já deve ser observada nesta semana, quando uma frente fria avança e além do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, também deve causar chuvas no Paraná e em Mato Grosso do Sul.
Para o início de outubro, há previsão de chuvas para São Paulo, Minas Gerais (centro-sul), Rio de Janeiro e Espírito Santo, que é um indicativo da transição climática, conforme se observa nos mapas abaixo. "Lembramos, ainda, que a presença da frente fria no Sudeste do Brasil, gradualmente favorece a organização da convecção tropical (nuvens de chuva) no Centro-Oeste", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.

Com relação às condições de plantio da safra de verão, as chuvas desta semana e até o fim do mês devem favorecer primeiramente o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Já a partir da primeira semana de outubro, aos poucos, as chuvas chegam ao Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. As condições de plantio (solo úmido), no entanto, devem melhorar de forma gradual e variando de uma região para outra. De modo geral, porém, isso só deve se consolidar no decorre da segunda quinzena de outubro.Lavouras nos EUA
A propagação de uma frente fria está prevista para esta semana nas regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos, a qual deve causar chuvas entre quarta e quinta-feira. De um modo geral, porém, a umidade não deve comprometer o desempenho das lavouras do meio-oeste.
A partir de agora, informa a Somar, com a chegada do outono, as frentes frias ficam mais definidas e os episódios de chuva ocorrem de forma mais generalizada, com queda da temperatura após a passagem do sistema. Até o fim do mês, no entanto, não há previsão de queda acentuada da temperatura, que possa representar risco de formação de geada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas