quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CBOT/SOJA FECHA COM ALTA DE 4%

As cotações da soja fecharam com alta forte na Chicago Board Of Trade após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) surpreender e baixar a previsão da safra do país em 2010/11. O contrato janeiro subiu 54,25 cents (4,3%), para US$ 13,29 por bushel. Na máxima do dia, a cotação chegou a atingir o limite de alta - 70 cents. "Estoques de apenas 185 milhões de bushels nos EUA não deixam nenhum espaço para problemas na safra da América do Sul ou aumentos mais intensos nas importações da China", disse Rich Feltes, vice-presidente de pesquisa da R.J. O'Brien.
O USDA reduziu sua estimativa de produtividade e produção de soja do país na safra 2010/11 em seu relatório mensal de oferta e demanda divulgado hoje. Além disso, voltou a aumentar a estimativa de exportação. O resultado é que os estoques finais ficaram mais baixos.
A estimativa da produção 2010/11 caiu de 92,76 milhões de tons para 91,86 milhões de toneladas, graças à produtividade, que passou de 44,4 bushels por acre para 43,9 bushels por acre.
O corte na produtividade norte-americano aumentou o foco sobre a produção de Brasil e Argentina, segundo e terceiro maior produtor, respectivamente. A demanda geralmente se desvia dos EUA para esses países em janeiro. Apesar das apreensões, o USDA aumentou a estimativa da produção brasileira para 67,5 milhões de t (+500 mil t) e argentina para 52 milhões de t (+2 milhões de tons).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas