segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SOJA/CHINA FECHA EM ALTA GUIADA PELO ÓLEO DE SOJA

Os futuros da soja terminaram com valorização na Bolsa de Commodities de Dalian, acompanhando os fortes ganhos registrados na Bolsa de Chicago e o rali acentuado dos preços do óleo de soja. O contrato janeiro, o mais negociado, fechou com alta de 1% nesta segunda-feira, cotado a 4.445 yuans por tonelada (6,57 yuans = US$ 1), encerrando a série de perdas da última semana, quando o vencimento recuou 4,5%.
No entanto, o desempenho do mercado foi limitado por temores de que a China pode apertar ainda mais as políticas monetárias para controlar a inflação e impedir bolhas de ativos. O Congresso Nacional do Povo - parlamento chinês - se reunirá nesta semana.
O primeiro-ministro do país, Wen Jiabao, informou no domingo que não permitirá que os preços ao consumidor aumentem. De acordo com ele, a China gerenciará as pressões inflacionárias por meio do controle da liquidez. Manter os preços estáveis sempre foi uma prioridade para o desenvolvimento econômico, já que as rápidas altas do preço ao consumidor não apenas afetam a vida das pessoas como também prejudicam a estabilidade social, afirmou Wen durante uma conversa online com usuários da Internet.
O índice dos preços ao consumidor chinês, principal termômetro da inflação, avançou 4.9% em janeiro na comparação anual, conforme os alimentos encareceram 10,3% devido ao fortalecimento da demanda e à estiagem nas principais regiões produtoras de grãos do país. O indicador subiu 4,6% e 5,1% em novembro, maior nível em 28 meses.
Entre outras notícias, a China planeja vender 100 mil toneladas de óleo de canola das reservas amanhã. O país vendeu 773 mil toneladas de óleos comestíveis desde outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas