terça-feira, 1 de março de 2011

MILHO/IMEA; SAFRA JÁ FOI COMERCIALIZADA 28,8%.

A comercialização antecipada de milho até a semana passada atingiu 28,8% da produção esperada para esta safra. A projeção é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e leva em conta o volume colhido no ano passado. O Imea ainda não fez nenhuma projeção sobre a produtividade e o volume que será colhido, por causa do atraso no plantio, que está 40% abaixo do ritmo registrado em igual período ano passado.
Até agora os produtores semearam 45,8% da área estimada em 1,811 milhão de hectares no terceiro levantamento de intenção de plantio do milho divulgado pelo Imea no início deste mês. Por enquanto a produtividade do milho ainda é uma incógnita, pois as chuvas vêm prejudicando o avanço do plantio em algumas regiões e quando mais tarde o cereal for semeado maior será o risco de perdas.
No ano passado, a produtividade média do milho em Mato Grosso ficou em 72 sacas por hectares, bem abaixo das 80 sacas esperadas no início do plantio e 15% inferior que o rendimento da safra anterior, quando foram colhidas 85 sacas por hectare. O cereal semeado mais tarde na safra passada sofreu com a falta de chuvas durante o período de desenvolvimento das lavouras. A produtividade considerada excepcional registrada em 2009 se deveu às boas condições climáticas, com chuvas regulares ao longo do ciclo da cultura. Para exemplificar o avanço da comercialização da safra atual, os analistas do Imea comentam que 2008 e 2009 o nível de 28% de comercialização foi atingido somente em julho. No ano passado, quando os produtores contaram com o forte apoio do governo para escoar a produção, por meio de leilões de prêmios que começaram em maio, somente em junho a comercialização do milho atingiu 26,4% das 8,207 milhões de toneladas estimadas, a partir de uma área de 2,002 milhões de hectares.
Segundo os analistas do Imea, o avanço da comercialização em plena época de plantio, "reflete não apenas a necessidade de compra de insumos, que em sua maioria foi feito na base de troca, como também a atratividade dos preços no mercado futuro de milho neste início do ano". Na semana passada, o milho foi negociado em Lucas do Rio Verde a R$ 22,50/saca, enquanto na mesma época do ano passado as propostas de compra eram de R$ 10,00. A região sudeste registra o maior porcentual de vendas antecipadas (32,6%), seguida pela região do médio-norte (29,6%) e o centro-sul (29,3%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas