segunda-feira, 18 de abril de 2011

SOMAR: TEMPO DEVE CONTINUAR SECO E QUENTE NAS ÁREAS COM MILHO

Uma massa de ar tropical mantém o tempo seco e quente no Sudeste e no Centro-Oeste, o que deve favorecer o corte e moagem da cana-de-açúcar de forma mais continuada em São Paulo. Segundo avaliação da Somar Meteorologia, a expectativa de tempo seco na da segunda quinzena de abril em Mato Grosso e Goiás preocupa os produtores de milho, especialmente em relação às lavouras plantadas fora de época (tardiamente).
"A semana deve ser com temperaturas elevadas (abafado) nas áreas de milho", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. Indicativo de frio apenas para o fim do mês, quando há previsão do avanço de uma massa de ar frio, que deve provocar acentuado declínio da temperatura no Rio Grande do Sul. "Por enquanto, não há previsão de formação de geadas nas áreas do milho safrinha", acrescenta.
Bloqueio atmosférico mantém as frentes frias sobre o Sul do Brasil, com os maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar, a previsão é de apenas chuvas fracas nas áreas de milho safrinha do sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná.
No Nordeste do Brasil, as águas devem continuar concentradas no norte da região, beneficiando diretamente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Já no interior da região, as chuvas continuam muito irregulares e mal distribuídas. A faixa leste da Região Nordeste também deve ter chuva, incluindo o litoral de Alagoas e Sergipe e região do Recôncavo Baiano, que ainda sofrem os efeitos de uma longa estiagem, em virtude das chuvas irregulares e fracas ao longo de todo o verão.
A semana
A Somar informa que a semana foi de chuva no Sul do País, especialmente no Rio Grande do Sul. Alguns episódios no meio da semana favoreceram as lavouras de milho safrinha do sul de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e oeste de São Paulo. A redução do volume de água em abril favorece início do corte e moagem da cana-de-açúcar em São Paulo e em Minas Gerais.
Em contrapartida, a falta de água no Sudeste e no Centro-Oeste já preocupa os produtores de milho safrinha. Maiores volumes ficaram concentrados na Região Norte. Na Região Nordeste, as chuvas se concentraram nas áreas litorâneas. "Inclusive voltou a chover no leste da Bahia e no Recôncavo Baiano", comenta Etchichury. No sertão da Bahia, Pernambuco, Paraíba e sul do Piauí a semana foi de predomínio de sol e apenas chuvas isoladas.
Estados Unidos
A passagem de uma frente fria provocou chuvas na semana passada sobre o Meio-Oeste americano, que mesmo não sendo grandes volumes, contribuiu para manter o solo com excesso de umidade. As temperaturas se mantêm baixas e retardam ainda mais a secagem do solo. Nos principais Estados produtores de milho e soja (Iowa, Illinois, Indiana e Ohio), a temperatura oscilou próxima de zero no fim de semana.
"Os índices de umidade do solo se mantêm elevados e com excesso de umidade nas principais regiões produtoras", diz Etchichury. Segundo a Somar, a semana começa com temperaturas baixas e com chuvas na parte mais a leste do Estados Unidos.
A Somar prevê que uma nova frente fria entre quinta e sexta-feira deve voltar a causar chuvas no Meio-Oeste, dificultando o plantio da lavoura de milho. Projeção indica que até o fim do mês de abril dificilmente o tempo mudará a ponto de assegurar condições ideais de plantio sobre o Meio-Oeste americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas