terça-feira, 17 de maio de 2011

FOSFATO: COMEÇA SONDAGENS EM MATO GROSSO.

A empresa do GM4, do Grupo Oportunit, iniciou ontem os trabalhos de sondagem para recolhimento de amostras do depósito de fosfato localizado em Mirassol D'Oeste (300 km a oeste de Cuiabá). Segundo nota da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, o anúncio foi feito por Washington Rydz Rebouças Santana, diretor da empresa Bemisa Brasil Exploração Mineral, que integra o Grupo GM4. Rydz se reuniu na última sexta-feira com o secretário Pedro Nadaf.
Na nota, a assessoria de imprensa da secretaria relata que o diretor da Bemisa afirmou que o projeto de exploração do minério de fosfato é viável e que a empresa pretende encontrar na área mineralizada o bloco de maior concentração. As análises serão feitas no material recolhido nas sondagens, que atingirão 2 mil metros de profundidade. Rydz estima que até dois anos após a análise e levantamento da concentração serão desenvolvidas as ações para a exploração.
O diretor afirmou que o projeto está entre os prioritários executados pelo Grupo GM4 no País. A sondagem de 2.000 metros de profundidade corresponde a aproximadamente 25 furos. Após as reservas serem detectadas, a empresa começará a etapa de estudo de viabilidade do processo tecnológico para aproveitamento da rocha fosfática. No total serão 5 mil metros de perfuração, sendo que os outros 3 mil metros deverão ser perfurados no segundo semestre deste ano.
Pré-sal - Em setembro do ano passado, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), então candidato à reeleição, anunciou as descobertas de depósitos de 427 milhões de toneladas de fosfato e 11.500 bilhões de toneladas de ferro na Serra do Caeté, próximo a Mirassol D'Oeste. Entretanto, na nota sobre o início das sondagens a secretaria se restringe a relatar as prospecções do fosfato e não faz nenhuma menção aos depósitos de ferro, na época anunciados como o "pré-sal de Mato Grosso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas