segunda-feira, 4 de julho de 2011

CLÍMA/SOMAR: MASSA DE AR POLAR DEVE PROVOCAR GEADAS.

A massa de ar polar que está sobre o País é mais fraca do que a da semana passada. O fenômeno, porém, deve ser persistente e será responsável pela continuidade do frio, especialmente nos Estados da Região Sul. No Rio Grande do Sul, as condições favoráveis às geadas se repetirão até o fim da semana, informa a Somar Meteorologia.
No sul e oeste do Paraná, as geadas devem se repetir até quarta-feira. "No Rio Grande do Sul, as geadas se repetirão até o fim da semana, pois outra massa de ar polar reforçará o frio a partir da quinta-feira", comenta o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
De acordo com a Somar, no Sudeste e no Centro-Oeste o frio será menos intenso do que na semana passada, por causa da corrente de jato (ventos em elevada altitude), que dificulta a entrada da massa de ar polar na região central do Brasil.
No Nordeste o tempo não muda muito em relação às últimas semanas. As chuvas continuarão concentradas na faixa leste, entre o litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O interior já vive período seco, que deve se prolongar pelo menos até outubro.
A semana
A Somar informa que chuvas persistentes foram responsáveis por elevados índices acumulados de água no Sul do País na última semana, especialmente entre Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, as regiões norte e noroeste receberam os maiores volumes. "Houve chuva generalizada também sobre o sul de Mato Grosso do Sul", diz Etchichury.
Já em grande parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, que inclui as principais áreas produtoras de milho (segunda safra), algodão, cana-de-açúcar, café e laranja, a semana foi de tempo totalmente seco. Também houve chuva no extremo Norte e na faixa litorânea do Nordeste do Brasil.
Segundo a Somar, por causa do bloqueio atmosférico durante o fim de semana, a massa de ar polar ficou "aprisionada" entre o Rio Grande do Sul e a Argentina.
Nesta segunda-feira, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico permitiu que a massa de ar polar avançasse um pouco mais para norte, intensificando o frio em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, novamente produzindo geadas no oeste paranaense, porém, mais fracas do que na semana anterior.
A corrente de jato de altos níveis não permitiu que a temperatura caísse tanto quanto na semana passada em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, incluindo as áreas produtoras de cana-de-açúcar, café, laranja, milho (segunda safra) e algodão.
O porcentual de água disponível no solo continua baixo (inferior a 20%) na parte norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e no interior da Região Nordeste. No Sul do Brasil as condições de umidade do solo são satisfatórias (acima de 60%).
Estados Unidos
A Somar informa que a condição climática nas últimas semanas favoreceu o desenvolvimento das lavouras de soja e milho dos Estados Unidos. A intensidade da chuva até diminuiu em relação à semana anterior. A temperatura continua em elevação."A semana começa com tempo seco na maior parte do País", informa Etchichury. Hoje, apenas áreas de instabilidade são observadas sobre o nordeste americano, entre Illinois e Ohio. A propagação de áreas de instabilidade volta a provocar chuvas nas áreas produtoras de soja e milho nos próximos dias.
Mesmo com o registro de chuvas nas últimas semanas, junho terminou com índice abaixo da média nas áreas produtoras de milho e soja, o que representa um indicativo do que deve ocorrer durante este verão, inclusive com risco de alguns períodos de pouca chuva e estiagens regionalizadas.
A previsão climática para esta semana é de temperatura mínima (período da manhã) entre 15 e 20 graus e temperatura máxima (período da tarde) oscilando entre 25 e 35 graus, nas áreas produtoras de milho e soja. A tendência é que as chuvas se concentrem mais sobre as partes sul e leste dos Estados Unidos nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas