terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CHINA VOLTA A ELEVAR JUROS.

O banco central chinês elevou nesta terça-feira o juro do seu título de referência, de um ano, pela segunda vez em duas semanas, renovando as preocupações acerca de um aperto monetário adicional, após uma semana de sinais divergentes na política monetária. A medida, tomada antes da divulgação de dados macroeconômicos, na próxima quinta-feira, alimenta a especulação de que a inflação pode estar aumentando num ritmo mais rápido do que o esperado e de que o banco central pode estar considerando elevar a taxa de juros neste ano.

Em sua operação semanal de mercado aberto desta terça-feira, o Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês) vendeu o equivalente a 24 bilhões de yuans (US$ 3,52 bilhões) em títulos de um ano a 1,9264%, acima do 1,8434% da semana passada, quando o banco fez a primeira elevação da taxa em cinco meses. O juro também ficou acima da faixa de 1,84% a 1,88% que os traders esperavam.

Os preços da soja subiram hoje no mercado futuro da China. Os contratos com vencimento em setembro, terminaram o pregão cotados em alta de 0,3%. Segundo analistas, o movimento foi influenciado pelo comportamento dos preços no pregão noturno da Bolsa de Chicago (CBOT). "O mercado chinês acompanhou de perto o de Chicago. Logo, a leve alta de hoje nos mostra um mercado em estabilização", disse um analista da corretora Shanghai JC Intelligence Co. "Contudo, o cenário fundamentalista da soja ainda aponta para preços mais baixos, especialmente no que diz respeito à oferta", acrescentou o analista.
As importações de soja da China baterem recorde em dezembro, aproximando-se da marca de 4,8 milhões de toneladas. A expectativa é de que os volumes continuem elevados nos próximos meses, já que a demanda por ração e óleo de soja cresce para atender a demanda antes das comemorações do Ano Novo Chinês. De acordo com estimativa da Shanghai JC Intelligence, as importações do primeiro bimestre do ano devem totalizar entre 8 milhões e 8,5 milhões de toneladas. O grande volume deve manter pressionados os preços à vista no mercado chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas