segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SOJA/MILHO-EFEITO PÓS RELATÓRIO USDA.

Se os agricultores não tinham comercializado uma boa parte de seus grãos, agora, especialistas em safras dizem que é melhor começar. Os preços dos cereais caíram a partir de terça-feira após o lançamento do resumo da safra de 2009 do Departamento dos Estados Unidos Agricultura revelando recorde de produção de milho e farelo de soja por todo o país.
Milho com vencimento março na bolsa de Chicago caiu 30 centavos na terça-feira – limite de baixa - para 3,92 dólares por bushel. Na soja vencimento janeiro caiu 32 centavos a 9,69 dólares por bushel. Os preços caíram mais 8 centavos e 2 centavos, respectivamente, na quarta-feira. O recorde da colheita nacional, sendo a soja para  América do Sul e menor demanda de milho no exterior, não augura nada de bom para os produtores americanos. "Se os agricultores não têm feito nada (vendas), seria uma jogada inteligente fazer algo agora. Ambos os mercados (milho e soja) serão pressionados em 2010", disse John Sanow, analista de marketing DTN. Ele disse que havia 100.000 ordens de venda espera na CBOT até a tarde de terça-feira. Estima-se que 13,2 bilhões de bushels de milho em moegas ou fora de mercado, 2% acima em relação a previsão da USDA de novembro. O recorde anterior era de 13 bilhões de bushels, estabelecido em 2007.
O rendimento médio também foi um recorde de 165,2 bushels por acre.

A produção de soja por todo o país alcançou o recorde de 3,36 bilhões de bushels, 1% acima de 1/11. O rendimento médio atingiu o recorde de 44 bushels por acre. George Cummins, Iowa State University, especialista em safra baseada em Charles City, disse que 2009 foi um ano de ter o bom como o mau. Os agricultores começaram com umidade do solo, que é bom para os rendimentos, mas não permitem que as chuvas da primavera encharquem, retardando o plantio.
O recorde de produção de soja foi ajudada por um aumento de 2% na área plantada sobre 2008-76,4 milhões de acres. No milho, foi a segunda maior área plantada desde 1949 em 86,5 milhões de acres, apenas atrás de 2007 em 93,5 milhões de acres. "2009 foi o ideal para uma colheita grande. Nós estamos entrando em 2010 com um perfil completo de umidade do solo novamente", disse Cummins.
A produção de Iowa de milho registrou 2,44 bilhões de bushels, com média de 182 bushels por acre. Ambas estão 1% abaixo desde novembro. Estima-se que 486 milhões de bushels de soja foram produzidos em todo o estado, com uma média de 51 bushels por acre.
A USDA prevê estoques maiores de milho e soja, um aumento de 15% e 9%, respectivamente."Os agricultores estão preocupados com a obtenção da sua colheita comercializada", disse Cummins.
O relatório oferece uma boa notícia para os produtores de gado que têm de comprar grãos para alimentar animais. Os preços elevados de milho e soja que contribuiram para as perdas em 2009 nos produtos lácteos, carne bovina e de porco. Fazendeiro Mark Vaghts perto de West União teve dois terços de suas plantações dizimadas por granizo no verão passado. Ele vai precisar comprar um lote de alimentos(ração), para seu rebanho de 228 vacas da raça Holandesa. "Esta é uma boa notícia para mim. Temos uma grande quantidade de milho para comprar", disse Vaghts. "Eu fui adiando e adiando. Preciso comprar alguns lotes esta semana."

By Dennis Epplin

University of Illinois Extension
Crop Systems Educator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas