quarta-feira, 14 de julho de 2010

CLIMA: MASSA DE AR POLAR DEVE PROVOCAR GEADA NO PR E NO RS.

A passagem de uma massa de ar polar de forte intensidade deve baixar ainda mais as temperaturas do Sul do País, mas não deve prejudicar as áreas de produção agrícola da região, de acordo com a Somar Meteorologia. A previsão é de geadas no Rio Grande do Sul e em áreas do Paraná na próxima madrugada. Em São Paulo, as chuvas devem prosseguir e prejudicar a colheita de café e cana-de-açúcar. No Centro-Oeste, o tempo deve seguir seco nas principais áreas, sem interromper o trabalho nas lavouras de milho de segunda safra.
A Somar prevê geada no centro-sul do Paraná, área de agricultura menos intensa no Estado. O céu aberto provocará queda maior da temperatura que em outras regiões e os termômetros deverão marcar de zero a 2ºC na madrugada de amanhã. No norte do Estado, área que concentra a produção de milho safrinha e café, a temperatura cai para 2ºC a 3ºC nas primeiras horas da quarta-feira, mas a nebulosidade vai impedir a formação de geadas. "As nuvens vão funcionar como um cobertor", explicou o meteorologista especializado em agricultura Márcio Custódio. Segundo ele, pode haver episódios de geada isolados no noroeste paranaense, na região acima de Palotina, mas nada que deva preocupar o agricultor. Mais para o sudoeste, em Cascavel, a geada pode ser mais generalizada.
Na divisa entre Paraná e Santa Catarina a forte queda de temperatura pode resultar em geadas e morte das plantas de trigo que se encontram na fase de florescimento e frutificação, segundo a Somar. Mas as perdas não devem ultrapassar 1,5% das áreas afetadas porque além de a região produtora que pode ser atingida ser pequena, o porcentual de plantas nas fases mais suscetíveis ao frio ainda é mínimo.
No Rio Grande do Sul, as geadas devem ocorrer por todo o Estado. Uma nova massa de ar avançou sobre a região, derrubando as temperaturas. Algumas localidades podem registrar zero grau, mas as lavouras de trigo não devem ser prejudicadas uma vez que estão nas fases de germinação e de desenvolvimento vegetativo, estágios tolerantes ao frio intenso. Depois dessa massa de ar, uma nova frente fria deve chegar ao Estado no fim de semana, com chuvas.
No Estado de São Paulo, as chuvas deste início de semana devem se prolongar até domingo, com queda de temperaturas, segundo Márcio Custódio. "Teremos madrugadas mais frias e chuvas fracas, mas constantes, que podem prejudicar o andamento da colheita da cana e do café mais pela constância que pelo volume", afirmou o meteorologista. Os volumes de precipitação não devem passar de dez milímetros.
Já em Mato Grosso do Sul, deve receber chuvas de até 50 milímetros no centro-sul do Estado. Ali, 30% das lavouras de milho safrinha estão na fase de enchimento de grãos. Em Goiás, não há previsão de chuvas para os próximos dias e o tempo se mantém favorável à colheita do milho. Para Mato Grosso, a previsão é de tempo seco nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas