quarta-feira, 14 de julho de 2010

CLIMA: REGIÃO SUL DEVE VOLTAR A REGISTRAR GEADA.

Várias áreas do Sul do País devem voltar a registrar geadas na madrugada de quinta-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Paraná, elas devem ocorrer no sul e oeste do Estado, a exemplo da madrugada de hoje. Na região cafeeira paranaense o frio persiste, mas a presença de nebulosidade deve impedir o congelamento do orvalho. Outras áreas que podem registrar geadas são o planalto e o oeste de Santa Catarina, o sul de Mato Grosso do Sul e todo o Rio Grande do Sul. A presença de uma massa de ar frio e seco mantém as temperaturas muito baixas amanhã em toda a Região Sul.
No Paraná, a região sul deverá registrar as menores temperaturas do Estado, -1ºC na mínima e +9ºC na máxima. No Rio Grande do Sul, a região de serra no nordeste gaúcho deverá ter -4ºC nas primeiras horas de amanhã. Devem ocorrer geadas em todas as regiões do Estado, segundo o Inmet. Várias áreas do Paraná devem registrar chuvas na quinta-feira, prevê o Inmet. Na microrregião em torno de Maringá e Londrina a precipitação deve ser mais intensa, com possibilidade de trovoadas isoladas.
No Mato Grosso do Sul, o sul do Estado deverá ter geada leve com mínima de 3ºC. Em São Paulo e Minas, as chuvas persistirão amanhã, com baixas temperaturas. Em Goiás, o tempo fica nublado na quinta-feira, com temperaturas amenas.
Na madrugada desta quarta-feira, houve geada de fraca a moderada intensidade no sul e oeste paranaense. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), vários municípios na metade sul tiveram temperaturas negativas, como Guarapuava (-4,3ºC), União da Vitória (-2ºC) e Pato Branco (-1,0ºC). Cascavel, no sudoeste, registrou 0,7ºC. Como previsto, a metade norte do Estado, onde se concentra a produção agrícola local, teve temperaturas mais amenas. Maringá registrou mínima de 6,5ºC, Campo Mourão +3,7ºC. Umuarama, no noroeste, teve +5,1ºC. No Rio Grande do Sul houve geadas em várias regiões. De acordo com o Inmet, 17 municípios do Estado tiveram temperaturas abaixo de zero nas primeiras horas da manhã de hoje.
As geadas da quarta-feira foram de fraca e moderada intensidade e não tiveram impacto sobre a produção agrícola do Sul do País. Isso porque as áreas onde as temperaturas mais caíram ou não possuem atividade agrícola intensa ou, como no caso do trigo no Rio Grande do Sul, ainda estão em fase vegetativa, em que o congelamento do orvalho não prejudica as lavouras. No Sudeste, as chuvas devem continuar a atrapalhar a colheita do café e da cana-de-açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas