terça-feira, 3 de agosto de 2010

SECA ATINGE PRODUÇÃO E ELEVA PREÇOS DE ALIMENTOS NA EUROPA

A seca que quebrou a produção de trigo na Rússia também está afetando a produção e os preços agrícolas em toda a Europa Ocidental. Na Alemanha, o governo já relatou elevação de 12% a 15% no valor dos alimentos e economistas preveem um salto nos preços sazonais em toda a região, informa o Wall Street Journal.
Nesta terça-feira, o Ministério de Agricultura da Rússia reduziu sua previsão para a produção de grãos em 2010 para algo entre 70 e 75 milhões de toneladas. Antes estimava até 90 milhões de toneladas. A Agritel, empresa de gerenciamento de risco em agricultura, calcula uma quebra de 10% na safra de trigo da França. Na Alemanha, a produção de cevada deve cair 20% e de milho deve recuar 15%.
Mas o impacto vai além dos grãos. Uma associação de produtores italianos espera que a safra de tomate do país seja de 10% a 15% menor neste ano, por causa do intenso calor. Produtores de tulipas na Holanda podem ver a produção cair 10% ou mais e agricultores que cultivam batata na Bélgica estimam redução na produtividade. Na região de Lincolnshire, na Inglaterra, produtores estão preocupados com suas safras de soja, trigo e cevada. Sem feno ou pasto suficientes, criadores de animais estão vendendo a lã mais cedo, segundo o produtor Tim Elwess. "As lavouras de beterrabas e de milho foram duramente atingidos na região de Suffolk", contou.
O pesquisador de clima Ben Lloyd-Hughes, do Instituto Walker da Universidade de Reading, na Inglaterra, afirmou que a Europa Ocidental vem sendo prejudicada pela seca, mas o sudoeste da Rússia, da Ucrânia e da Bielo-Rússia foram as regiões mais atingidas. "Essa área está registrando o volume de chuva mais baixo e as mais altas temperaturas em pelo menos 30 anos", disse.
Na segunda-feira, o presidente russo Dmitry Medvedev declarou estado de emergência em sete regiões do país, inclusive no entorno de Moscou. De acordo com o diretor do centro de crises do Ministério de Situações de Emergência, Vladimir Stepanov, de 300 a 400 focos de incêndio surgem todos os dias. "Esse tipo de clima deve persistir até o fim da semana, agravando as condições do solo", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas