sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TRIGO/EUA REALIZA LUCROS E FECHA NO LIMITE DE QUEDA

Os preços futuros do trigo mergulharam nesta sexta-feira no mercado americano, depois de atingirem o maior nível em dois anos. A alta havia sido estimulada pela decisão da Rússia de suspender as exportações de grãos até o fim do ano, mas participantes do mercado embolsaram lucros e as cotações voltaram a cair. Na Bolsa de Chicago o contrato com vencimento em dezembro, o mais negociado, fechou no limite de queda de 60 cents, equivalentes a 7,36%, cotado a US$ 7,5525/bushel. Na Bolsa de Kansas City o mesmo vencimento também mergulhou 60 cents, ou 7,55%, e fechou a US$ 7,35/bushel.Traders embolsaram os lucros ao perceber que o rali de oito semanas do trigo praticamente dobrou os preços desde as mínimas de junho.
Na semana, a alta do contrato dezembro da CBOT foi de 8,86%. Muitos analistas observaram que os preços do trigo superaram os fundamentos de oferta e demanda e que outros exportadores serão capazes de compensar a queda de fornecimento da Rússia. "Temos de manter em mente que os estoques globais de trigo são confortáveis", afirmou o BNP Paribas.
No início de julho, o governo dos Estados Unidos estimou que a produção global totalizaria 187 milhões de toneladas, o que representa mais do que as 124 milhões de toneladas produzidas em 2007/08, quando os preços saltaram para níveis recorde. Também houve incertezas sobre o impacto da suspensão das exportações da Rússia, que deve valer de 15 de agosto até o fim do ano. O vice-primeiro-ministro do país, Igor Shuvalov, afirmou hoje que o governo deve ajustar a restrição conforme o tamanho da colheita e cumprirá todos os contratos de exportação existentes.
A associação da indústria União de Grãos da Rússia pediu ao governo que adie a proibição das exportações até 1º de setembro, para permitir que os grãos a caminho dos portos possam deixar o país. Cerca de 700 mil toneladas de grãos estão aguardando a exportação, segundo autoridades da indústria.
A empresa de pesquisas agrícolas AgResource disse que a Rússia pode autorizar a retomada do comércio até o fim do ano se as chuvas forem normais no fim de agosto e em setembro. Os produtores precisam de umidade para plantar sua safra de trigo de inverno, que será colhida no ano que vem. Estima-se que fundos tenham vendido 15 mil contratos de trigo hoje, na CBOT. Na quinta-feira, eles haviam comprado 23 mil contratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas