terça-feira, 12 de abril de 2011

CHINA/SOJA CAI; DEMANDA FRACA E RUMOR DE LEILÕES DE RESERVAS

Os futuros da soja terminaram com perdas na Bolsa de Commodities de Dalian, conforme sinais de desaceleração da demanda doméstica e potenciais leilões de venda das reservas estatais pressionaram o mercado em meio à fraqueza dos preços na Bolsa de Chicago. O contrato janeiro, o mais negociado, fechou com queda de 1,6% nesta terça-feira, a 4.632 yuans por tonelada.
Associação Americana de Soja, informou em uma conferência da indústria que as importações chinesas provavelmente cairão ainda mais no período de abril a setembro por causa da fraca demanda por farelo e da baixa margem de lucro obtida com as operações de esmagamento.
Dados alfandegários mostraram que a China importou 3,51 milhões de toneladas do grão em março, queda de 12% na comparação anual. No primeiro trimestre deste ano, as importações de soja totalizaram 10,96 milhões de toneladas, volume 0,7% menor que o registrado no mesmo intervalo de 2010.
"As processadoras de soja estão enfrentando uma pressão cada vez maior dos elevados estoques", disse Tu Xuan, analista da Shanghai JC Intelligence Co.
As reservas da oleaginosa nos principais portos da China estão perto de patamares recordes, em torno de seis milhões de toneladas, com as margens de lucro também prejudicadas pelos controles de preço do óleo de cozinha pelo governo.
Participantes do mercado afirmaram nesta terça-feira que Pequim pode liberar três milhões de toneladas de soja para ajudar as processadoras locais, à medida que busca conter as pressões inflacionárias. Contudo, os rumores ainda não foram confirmados, e alguns analistas questionaram a probabilidade de tamanha venda, considerando que a oferta é ampla.
A China tipicamente vender quantidades bem menores dos estoques estatais e, mesmo assim, não conseguiu atrair interessados no leilão de 20 mil toneladas realizado na província de Heilongjiang no começo deste mês. Uma autoridade do Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos do país (CNGOIC) revelou hoje que as processadoras estão tendo prejuízos de 300 a 500 yuans por tonelada nos níveis de preço atuais.
A fraca margem de lucro provavelmente levou o maior importador de soja do mundo a cancelar alguns carregamentos em meio ao declínio dos preços do farelo, disse Liu Ni, uma autoridade da estatal Cofco Ltd., na segunda-feira.

CHINA DEVE IMPORTAR 4,3 MI T EM ABRIL.
As importações de soja da China em abril provavelmente alcançarão 4,28 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira o Ministério de Comércio do país, revisando para cima a projeção anterior. Se concretizada, a quantia será 1,9% maior em relação ao mesmo período de 2010 e 22% superior na comparação com março.
A estimativa, publicada no site do ministério, se baseia no relato de importadores entre 16 a 31 de março. Embora a previsão normalmente seja inferior ao volume real, uma vez que não inclui todos os carregamentos, a expectativa do governo para março superou em cerca de um décimo as 3,5 milhões de toneladas realmente importadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas