segunda-feira, 11 de abril de 2011

GRÃOS/EUA: PLANTIO DE MILHO EM RITMO INFERIOR AO ESPERADO.

Produtores dos Estados Unidos estão cultivando as lavouras de milho do país mais lentamente do que o esperado, aumentando as preocupações de que a área plantada pode não se expandir tanto quanto o desejado para reabastecer os estoques. Em seu relatório semanal de acompanhamento de soja, divulgado hoje, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou que 3% das lavouras de milho foram cultivadas até domingo, mesma porcentagem da média em cinco anos para esta época.
Mas traders e analistas previam plantio de 4% a 6%. Alguns esperavam que o clima favorável no sul e os preços recorde pudessem estimular os produtores a plantar em ritmo recorde. "Todo mundo pensou que estaria vibrante", disse o analista Jerry Gidel, da corretora North America Risk Management Services.
Nos Estados do Meio-Oeste, o plantio acabou de começar, pois o frio e a umidade impediram o início dos trabalhos. Produtores de Illinois plantaram 4% da safra, mais do que a média de 1% para esta época do ano. Em Indiana, 1% das lavouras foram cultivadas, enquanto o comum seria que o cultivo ainda não tivesse começado. Em Iowa, ainda não iniciou, o que é normal para este momento do ano.
Nos Estados do norte, o plantio foi atrasado. Cerca de 55% dos campos haviam sido plantados no Texas, abaixo da média de 58% para esta época do ano. No Tennessee, 10% da safra foi plantada, enquanto a média é de 18%. Na Carolina do Norte a relação atual é de 17%, ante 27% de média.
Traders e consumidores de grãos normalmente não estariam muito preocupados com as condições dos Estados do sul, pois não são grandes produtores de milho. Mas, neste ano, estão atentos ao lento início do plantio, que pode significar a ausência de cultivo em área adicional, necessária para abastecer os estoques finais - estimados no menor nível em 15 anos.
Previsões do tempo sinalizam que os produtores podem não ser capazes de fazer progressos significativos no Meio-Oeste e no norte do Cinturão do Milho nesta semana, pois o clima está frio e úmido. Traders disseram que preocupações com clima podem sustentar os preços do cereal.
Trigo - Os preços do trigo também encontrarão suporte nos dados de acompanhamento de safra desta segunda-feira, segundo Gidel, pois eles mostraram condições inferiores às da semana passada. A parcela das lavouras avaliada com condição boa a excelente caiu um ponto porcentual, para 36%, o que era esperado.
Mas alguns Estados tiveram declínio mais acentuado. No Texas, que encontra dificuldades por causa da seca, a avaliação "muito ruim" aumentou nove pontos porcentuais ante a semana passada, para 40%.
Estados vizinhos nas Grandes Planícies também encontram dificuldades com o tempo seco, já que o trigo duro de inverno, usado para fazer pães, foi plantado no outono do Hemisfério Norte. O Kansas, tipicamente o maior Estado produtor, viu a condição "ruim a muito ruim" crescer de 34% para 37% na última semana. A safra será colhida no fim da primavera e no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas