quarta-feira, 6 de abril de 2011

CONAB: SAFRA DE SOJA DEVE SER 72,2 MI DE TONS (+5%)

O bom comportamento das chuvas contribuem para mais uma produção recorde de soja, conforme avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu sétimo levantamento sobre a safra 2010/11, anunciado hoje. A pesquisa realizada na segunda quinzena de março indica produção de 72,23 milhões de toneladas de soja. Este volume é 5%, ou 3,54 milhões de t, superior à safra 2009/10.
Segundo os técnicos da Conab, na Região Centro-Oeste, maior produtora da oleaginosa, a colheita avança para fase final. Em Mato Grosso, cerca de 90% da área já havia sido colhida em 31 de março. Os técnicos observam que os trabalhos avançam, apesar das chuvas de fevereiro e março, principalmente em parte da região oeste do Estado, que provocaram transtornos na colheita e perdas na qualidade do produto.
Em Goiás, a colheita alcança 75%, com as lavouras de ciclo precoce obtendo excelente produtividade, entre 3.250 e 3.380 quilos por hectare. "No entanto, as variedades de ciclo tardio, por causa do excesso de chuvas que vem ocorrendo, deverão ter produtividade inferior às expectativas iniciais", comentam os técnicos.
Nas Regiões Sul e Sudeste, mesmo com os baixos índices pluviométricos, sobretudo na metade sul do Rio Grande do Sul, as chuvas foram bem distribuídas e favoreceram as lavouras. Nas regiões das Missões e Alto Uruguai, "o desempenho da cultura foi excelente, por causa da ocorrência de chuvas dentro da normalidade e o uso de tecnologia por parte dos produtores", informa a Conab. Nestas regiões a produtividade se sobressai sobre a média do Estado que deverá ser de 2.609 kg/ha. No Estado, já foi colhido 30% da área semeada.
No Paraná, a colheita avançou mais rapidamente nas duas últimas semanas, em virtude da redução do volume das chuvas, atingindo 80%. A produtividade é recorde e está estimada em 3.270 quilos por hectare, já considerando a área de soja safrinha (semeada logo após a própria soja).
As áreas de produção da Região Nordeste - sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia, com inclusão do Estado do Tocantins (região norte), conhecida como Matopiba, as lavouras estão em fase de maturação, e pequena parcela já foi colhida (15% em média). Nessa área, as chuvas estão ocorrendo com frequência, beneficiando a produtividade da soja que poderá superar os 3.000 kg/ha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas